terça-feira, 5 de março de 2013

Secretário de Agricultura de Riacho de Santana denuncia CAERN de Pau dos Ferros ao Ministério Público.

Município de Água Nova também afirma que CAERN não tem demonstrado interesse para resolver problema da falta de água.

Riacho de Santana denuncia CAERN de Pau dos Ferros ao MP (Foto: Reprodução)
A constante falta de água no Alto Oeste do Rio Grande do Norte tem gerado denúncias até no Ministério Público.

Chega à redação a denúncia que a cidade de Riacho de Santana está sendo penalizada por motivos pessoais e políticos. A autora da denúncia é a chefe de gabinete, Euda Soares, que declarou à redação que o diretor da CAERN de Pau dos Ferros, Djalma Viana Neri, não tem dado a atenção devida ao município.

Segundo o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Hermilson Soares, “Sugeri que a CAERN instalasse outro poço na comunidade de Lagoa de Pedra, zona rural, que comprovadamente há vazão que atenderia a demanda do município”.

Ainda de acordo com o secretário, foi sugerida uma parceria onde o município entraria com uma contrapartida para viabilizar os custos do poço instalado na propriedade do agricultor Antônio Pereira Neto e que a proposta foi ignorada pelo diretor Djalma. “Fui ao Ministério Público onde Djalma também foi ouvido, e argumentado que não havia possibilidade da parceria”. O MP ainda não se posicionou, o prazo é indeterminado.

A reportagem fez contato com o diretor da CAERN e em entrevista Djalma falou que não tem motivo algum para tratar a questão com descaso. “Minha família é de Riacho de Santana, tenho meus conterrâneos e jamais me permitiria a esse tipo posicionamento, estamos aqui para servir e não para fazer política”. Segundo Vavá, como é conhecido, o poço da comunidade sobradinho acabou a água, o de Expedido Cajé a CAERN reativou e de Sobradinho há três meses a água não é suficiente. “Fui ao açude Caripina, mas infelizmente não existe energia e precisa de um projeto aprovado pela COSERN” acrescentou.

Djalma disse que a adutora de Riacho de Santana já está funcionando, e que ainda não está 100% devido ao tratamento que está sendo realizado na água com o uso do cloro, mas que o problema de Riacho de Santana será resolvido.

Outro município que sofre com a falta de água é Água Nova, segundo o secretário de finanças, Francisco Iromar Carvalho, o quadro por parte da CAERN de Pau dos Ferros é de desinteresse. “Enviaram o engenheiro, Anderson, para verificar a vazão do poço daqui que é de 12 mil litros”. Iromar acrescentou que já faz mais de 30 dias e nenhum feedback foi dado ao município e ainda frisou que o mesmo poço foi ativado em 1993 pela CAERN no período da seca e que resolveu o problema naquela época.

Com relação a Água Nova, o diretor da CAERN acrescentou a reportagem que foi solicitado através de ofício à Gerência de Hidrologia e Perfuração de Poços- GHP a visita técnica ao município e que até o momento não recebeu confirmação da vinda da equipe. Djalma afirmou que a adutora também está funcionando no município e que o processo de injetar cloro já foi iniciado.

No caso de Francisco Dantas, o diretor da CAERN está confiante com a chuva que caiu no município, “acredito que até 30 dias faremos a ligação para liberar a água do açude, primeiro vamos tratar a água”.

Pau dos Ferros está sem capacidade para expandir a rede de água e os empresários do setor imobiliário também serão atingidos.

TRIBUNA DO ALTO OESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário