segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco deixa Roma em direção ao Rio de Janeiro

Da Cidade do Vaticano

Carregando a sua mala de mão, o papa Francisco embarca no aeroporto de Roma com direção ao Brasil

O avião que traz o papa Francisco de Roma para o Rio de Janeiro --onde presidirá a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ)-- decolou por volta das 9h (4h de Brasília) desta segunda-feira (22).

Levado de helicóptero para o aeroporto de Fiumicino, onde foi recebido pelo chefe do governo italiano, Enrico Letta, Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, chegou ao avião carregando sua própria bagagem de mão para a sua primeira viagem oficial ao exterior no posto de sumo pontífice.

ESTÁ NA JMJ? MANDE SUA FOTO

Você vai participar da Jornada Mundial da Juventude? Registrou cenas curiosas de peregrinos? Fez imagens dos eventos e do papa Francisco? Envie para o UOL. Mande seu material por e-mail para vocemanda@uol.com.br. Pelo Twitter, envie fotos ou relatos citando o perfil de @UOLNoticias e utilizando a hashtag #vocemanda

O avião --um Airbus A330, da companhia italiana Alitalia-- deve aterrissar no aeroporto Antônio Carlos Jobim no Rio de Janeiro às 16h local, após percorrer os 9.200 quilômetros que separam ambas as cidades. A aeronave leva a bordo 105 passageiros, incluindo vários jornalistas.

Em sua mensagem tradicional ao presidente Giorgio Napolitano, transmitida pelo Vaticano no momento do embarque, o papa Francisco expressou aos italianos "seus votos mais calorosos de serenidade de confiança no futuro". (Com AFP e Efe)

"Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª Jornada Mundial da Juventude", escreveu o papa Francisco, na página em português de seu Twitter, ao decolar de Roma (Itália) em direção ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (22) REPRODUÇÃO


Agenda papa no Brasil

Nos sete dias em que ficará no Brasil, o papa Francisco se encontrará com autoridades políticas, visitará uma comunidade que recebeu uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) recentemente no Rio, receberá jovens detentos e visitará outros que se recuperam do vício em drogas e álcool.

INFOGRÁFICO

  • Veja quais lugares o papa deve visitar durante a Jornada

A decisão de manter o contato direto com o povo foi do papa, que insiste que chegou o momento de a Igreja "sair" para as ruas. Em maio, o Vaticano chegou a divulgar que o veículo seria blindado, mas, ao saber, Francisco ordenou a mudança. Será a primeira vez que um papa circulará fora de Roma no jipe aberto em mais de 30 anos.

Os 16 trajetos que Francisco fará durante a Jornada em seu papamóvel aberto terão durações diferentes. Alguns serão curtos, mas outros vão se prolongar por mais de 30 minutos. Um deles será de 20 minutos, entre o aeroporto de Aparecida e a Basílica, na quarta-feira. No mesmo dia, o papa estará uma vez mais no jipe, nos 3 km entre a Basílica e o Seminário Bom Jesus, por mais 15 minutos. Depois, mais uma transferência até seu helicóptero, com um trajeto de mais 4 km.

UOL Notícias Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário