quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Chuva de granizo surpreende cidade que sofre com seca no RN

Registro foi feito em Campo Grande nesta terça-feira (3).
Município é um dos que está em situação de emergência por causa da seca.


Da redação com G1 RN
Por Andréia Tavares
























A chuva de granizo que caiu na cidade de Campo Grande na tarde desta terça-feira (3) surpreendeu os moradores da região. Muitas pessoas registraram o fato com fotos e publicaram nas redes sociais. A chuva durou cerca de 1 hora. O município de Campo Grande é uma dos 153 municípios que estão em situação de calamidade por conta da seca.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a cidade também registrou preciptação de 24mm.

Segundo Meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot a chuva pode ter sido provocada por um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando sobre a região Nordeste e que induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável. 

A região Oeste potiguar fica no semiárido do Rio Grande do Norte, conhecido pela pouca folhagem e quase nenhuma sombra da vegetação. Ainda segundo Gilmar Bristot, a chuva de granizo na região é algo raro, mas acontece devido à formação de nuvens chamadas de cúmulo-nimbus – caracterizada por um grande desenvolvimento vertical. “Certamente houve um choque de temperaturas muito grande entre as massas de ar quentes e frias, causando a precipitação”, explicou.

Esta não é a primeira vez que chove pedras de gelo no interior do Rio Grande do Norte. Em abril de 2015, caiu granizo sobre a cidade de Santana do Seridó, que fica na região do Seridó potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário