domingo, 16 de abril de 2017

Desejamos a todos(as) uma Feliz Páscoa!


O que a Bíblia diz sobre a Páscoa?

A resposta da Bíblia

O modo como a Páscoa é comemorada hoje não tem origem bíblica. Pesquisando mais a fundo, você descobrirá o verdadeiro significado da Páscoa moderna; verá que ela é uma tradição baseada em antigos ritos de fertilidade. Veja alguns costumes comuns em muitos países.
  1. Nome: O nome usado em português dá a entender que a Páscoa atual é uma versão cristianizada da Páscoa judaica. Mas isso não é verdade. Em inglês, por exemplo, essa festividade é chamada de Easter. A origem dessa palavra é incerta, mas a Encyclopædia Britannica apresenta sua provável relação com “Eostre, deusa anglo-saxônica da primavera”. Outras obras de referência relacionam esse nome a Astarte, deusa fenícia da fertilidade, correspondente à deusa babilônia Istar.
  2. Lebres e coelhos: Esses são símbolos de fertilidade que “foram herdados de celebrações pagãs relacionadas à primavera nos países europeus e no Oriente Médio”. — Encyclopædia Britannica.
  3. Ovos: Segundo o Funk & Wagnalls Standard Dictionary of Folklore, Mythology and Legend (Dicionário-Padrão de Folclore, Mitologia e Lendas, de Funk e Wagnalls), a brincadeira de procurar ovos supostamente trazidos pelo coelhinho da Páscoa “não se trata de mera brincadeira de criança, mas é o vestígio de um ritual de fertilidade”. Em algumas culturas, as pessoas acreditavam que os ovos decorados “tinham o poder mágico de trazer felicidade, prosperidade, saúde e proteção”. — Traditional Festivals (Festas Tradicionais).
  4. Usar roupa nova: Era considerado desrespeitoso e um sinal de azar receber a deusa escandinava da primavera, ou Eastre, sem estar usando vestimentas novas.” — The Giant Book of Superstitions (Livro Gigante de Superstições).
  5. Cultos religiosos realizados ao amanhecer: Esses cultos têm sido relacionados a rituais que antigos adoradores do Sol “realizavam no equinócio da primavera para acolher o Sol com seu grande poder de trazer vida nova a tudo que cresce”. — Celebrations: The Complete Book of American Holidays (Celebrações: O Livro Completo dos Feriados Americanos).
A origem da Páscoa é bem descrita pelo The American Book of Days (Livro Americano dos Dias): “Não há dúvida de que a Igreja, nos seus dias primitivos, adotou os velhos costumes pagãos e lhes deu um significado cristão.
A Bíblia nos alerta contra adorar a Deus por seguir tradições ou costumes que o desagradam. (Marcos 7:6-8) Isso está de acordo com 2 Coríntios 6:17, que diz: “‘Separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura.’” Assim, fica claro que a Páscoa moderna tem origem pagã, e aqueles que querem agradar a Deus devem evitar celebrações desse tipo.

WJ.ORG Testemunhas de Jeová*

Nenhum comentário:

Postar um comentário