segunda-feira, 17 de abril de 2017

RN registra 28 homicídios na Semana Santa; 726 pessoas foram mortas em 2017

Da redação com Tribuna do Norte
O Rio Grande do Norte registrou 28 homicídios durante o feriado da Semana Santa, segundo os dados apresentados pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) nesta segunda-feira (17). O número de assassinatos registrados este ano durante o feriado de Páscoa é -3,14% menor que o registrado em 2016. Na variação geral, a Quinta-feira foi a mais violenta do período comparado, enquanto a Sexta-feira foi a menos violenta. 

Apesar da queda no comparativo com o mesmo período do ano passado, o número de Condutas Violentas Letais Intencionais continua continua batendo recordes. De 1º de Janeiro até a noite de ontem (16), 726 pessoas foram assassinadas no RN. O que representa um aumento de 32,24% em relação ao mesmo período de 2016, com 177 mortes violentas a mais. Ano passado, até o mesmo período, foram 549 CVLIs, contra 493 em 2015.

Nos locais onde ocorreram os CVLIS no último final de semana, o OBVIO registrou 15 em vias públicas (53,57%); 6 em hospitais e prontos socorros (21,43%); 2 dentro de residências e também 2 em terrenos baldios (7,14% cada). Também foi registrada uma ocorrência cada: dentro de veículos; bares e festas; e praias e orla (3,57%).

Ainda de acordo com o observatório, a maioria dos assassinatos aconteceram no Leste Potiguar com 15 homicídios no final de semana. Em seguida aparece a região Oeste, com nove ocorrências. As regiões Agreste e Central registraram cada uma 2 CVLI.

Entre as cidades com mais registros de homicídios, Natal aparece na liderança com o registro de oito assassinatos no final de semana, seguido de Assu, Ceará-Mirim, Macaíba, Areia Branca e Mossoró com dois homicídios cada uma. Já os municípios de Extremoz, Jardim de Piranhas, Lucrécia, Maxaranguape, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Porto do Mangue, São Gonçalo do Amarante, Lagoa D'Anta e São Paulo do Potengi, registraram um CVLI cada um.

A incidência de mortes durante o feriado foi praticamente a mesma quase todos os dias. Segundo o OBVIO, os dias mais violentos foram, respectivamente, o sábado (15), com oito ocorrências (28,57%), seguido da Quinta-feira (13) e Domingo (16), com 7 ocorrências cada (25% do total cada). A Sexta-feira teve 6 CVLIs (21,43%). Em relação aos horário, o período da noite teve o maior registro de ocorrências, com 14 CVLIS, seguido da madrugada, com seis homicídios. A tarde e a manhã tiveram quatro assassinatos em cada horário (14,29% cada).

A arma de fogo foi o principal instrumento para o acometimento dos homicídios. Foram 24 casos com vítimas por arma de fogo. Também houveram três mortes violentas com uso de arma branca e um CVLI através do uso de objeto contundente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário