sábado, 9 de dezembro de 2017

Mel potiguar será exportado para mercado europeu

Da redação com Tribuna do Norte
Informações da Agência Sebrae

Com uma zona rural que corresponde à metade de toda a área do município, a vocação de Apodi para práticas agrícolas surge de forma natural. Nos últimos anos, a produção de mel de abelha, uma das atividades mais representativas da agricultura familiar na região, ganhou espaço na economia, e, a partir de 2018, deve ganhar, também, o mercado da Alemanha.
A partir da consultoria do Sebrae produtores se especializaram
É o que espera um grupo de pequenos produtores que participa da Feira Multissetorial do Médio Oeste. Eles integram a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi) e são atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, através de consultorias, orientação técnica e de gestão.

“Ainda não temos definida a quantidade que exportaremos, mas o fato é que vamos enviar mel de abelha para o mercado da Alemanha, onde já temos uma certa abertura”, confirma Fátima Torres, diretora financeira da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooafarn), da qual a Coopapi faz parte.

Muito dessa expansão de mercado deve-se às adequações pelas quais passaram os produtores e o produto ao longo dos últimos anos. O apoio técnico de instituições como o Sebrae foram decisivas, reconhece a diretora. “Boa parte do que temos e somos hoje devemos ao trabalho de capacitação do Sebrae. Conquistamos o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e outras certificações, diversificamos produção”, atesta.

O gerente do Escritório Regional do Médio Oeste, Franco Marinho, lembra que as consultorias e capacitações existem desde o início do processo, quando o grupo ainda estava sendo formado. “Este grupo já recebeu as mais diversas consultorias, como boas práticas agrícolas e de fabricação, gestão, participa de feiras. Sempre estiveram focados no objetivo, e crescem a cada ano”, observa.

O prédio para beneficiamento do mel acaba de ser inaugurado em Apodi, e a instalação do maquinário já começou. A cooperativa também contará com o reforço de mil colmeias, adquiridas para atender demandas cada vez maiores. Na Feira Multissetorial do Médio Oeste - realizada pelo Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) e Prefeitura de Apodi -, além do tradicional mel de abelha, a Coopapi dispôs nas prateleiras outros produtos comercializados pelo grupo, como castanhas, geleias, compotas e arroz vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário