sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

RN: Previsão da Emparn é de chuvas durante Carnaval

Da redação com Tribuna do Norte
Por Yuno SilvaRepórter

Chuva e folia! Essa é a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN para o período de Carnaval. De acordo com o modelo dos sistemas meteorológicos analisados pela Emparn, a expectativa é que haja ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado – principalmente entre domingo (11) e segunda (12) no Litoral Leste e Alto Oeste potiguar. Ainda segundo os dados divulgados ontem pelo órgão, a temperatura deve variar entre 23 (mínima) e 32 (máxima) graus Celsius em Natal; enquanto os termômetros podem alcançar 34 graus na região Agreste; e 37 no Alto Oeste.
Este ano, o número de municípios na condição muito seco caiu para 12, segundo a Emparn
Este ano, o número de municípios na condição ''muito seco'' caiu para 12, segundo a Emparn 

A previsão da Emparn para hoje registra predominância de céu parcialmente nublado em todo o RN, sendo que a maior concentração de chuvas ocorre nas regiões Oeste (tarde e início da noite) e Litoral Leste (início da manhã). Nas demais regiões, pancadas de chuvas isoladas. 

“O modelo que analisamos apresentou grandes possibilidades de chuva durante todos os dias de Carnaval, e em praticamente todo o RN. Destaque para a previsão de boas precipitações entre domingo (11) e segunda (12) na região de Mossoró, Alto Oeste e Litoral Leste. Em Natal, teremos maior concentração de chuvas durante a madrugada e no início da manhã”, disse Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn. 

As previsões para o sábado (10), são de céu parcialmente nublado a nublado em todo o Estado, com ocorrência de chuvas no período da tarde em municípios da faixa litorânea. Na terça (13), o sol reaparece no Agreste e região Central; mas as pancadas de chuva podem continuar de forma concentrada durante a parte da tarde na região Oeste e pela manhã no Litoral Leste.
Em janeiro de 2017, 52 municípios estavam na condição muito seco
Em janeiro de 2017, 52 municípios estavam na condição ''muito seco'' 

Bristot informou para possibilidade de chuva com trovoada no interior, “devido influencia do relevo, mas não temos como prever a intensidade dessas chuvas. Vai depender de onde tiver maior concentração de umidade”, explicou o meteorologista.

O gerente de meteorologia da Emparn destacou que, a partir da análise das imagens de satélite, é possível afirmar que o sistema responsável pela ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste – a chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – irá atuar de forma associada ao Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS) durante todo o período de Carnaval. Essa combinação aumenta as probabilidades de chuva ou do céu permanecer nublado em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

“Já podemos considerar que essas precipitações iniciam a quadra chuvosa, que deve seguir até a segunda quinzena do mês de maio”, garantiu Bristot. 

Ele disse que houve uma melhora significativa no sistema climatológico sobre a região Nordeste, e que as chances de se registrar bons índices pluviométricos podem se confirmar nas próximas semanas.

Chuvas acumuladas

A partir dos boletins elaborados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, é possível comprovar índice positivo de chuvas acumuladas no comparativo entre o mês de janeiro de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2017, 52 municípios apresentavam um quadro considerado “muito seco” – este ano o número caiu para 12. Na faixa “seco”, também houve queda: das 36 cidades nessas condições ano passado, hoje 19 estão na mesma situação. No caso do índice considerado “normal”, subiu de 33 para 57 cidades; “chuvoso” passou de 14 para 29; enquanto o índice “muito chuvoso” saltou de três para 14 municípios nessa faixa.

O boletim diário da Emparn, registrou chuvas com baixa intensidade nas regiões Oeste e Central entre os dias 7 e 8 de fevereiro. No Oeste potiguar, os índices ficaram entre 25 mm em Água Nova e 1 mm em Major Sales; já na área Central do Estado a quantidade de chuva variou de 16 mm em São Bento do Norte e Macau, e 0,3 mm em São Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário