domingo, 2 de setembro de 2018

Campanha de vacinação encerra em todo Rio Grande do Norte

Da redação
Com informações da Tribuna do Norte

No dia “extra” da campanha de vacinação contra a paralisação infantil (pólio) e sarampo, a Clínica Shopping Midway Mall, em Natal, estava lotada de crianças. Depois de não atingir a meta de 95% de cobertura vacinal até o dia 31 de agosto, último dia da campanha, a clínica abriu neste sábado (1), para quem ainda não recebeu a vacina. Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Aline Delgado, Natal atingiu uma meta de 68% de crianças vacinadas contra pólio e 66% contra sarampo até a manhã da última sexta-feira (31).

Natal teve um ponto de vacinação no shopping até 18h de ontem 

A população-alvo da campanha de vacinação são crianças a partir de um ano até menores de cinco, o que corresponde a mais de 188 mil no Rio Grande do Norte e 11,2 milhões no Brasil. Na manhã deste sábado, a pequena Ana Carolina, de dois anos, estava com a mãe Gabriele De Grande para tomar as duas vacinas. Segundo Gabriele, ela sabia da campanha, mas soube da distribuição em shoppings somente depois de ir em uma clínica particular. “Soube que semana passada também estava ocorrendo, mas não sabia de hoje”, disse ela.

A decisão de instalar um ponto de vacina, segundo Aline Delgado, da Secretaria de Saúde, foi baseada na logística. “Como o Ministério de Saúde nos informou da possibilidade de estender por mais um dia a campanha na quarta-feira (29) não tivemos como montar uma logística em poucos dias, como foi na vez passada”, contou. Com o fim da campanha, não há um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde se a vacina continua sendo distribuída nos postos.

Campanha
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida foram vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado ou uma ou mais doses receberam a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário