domingo, 4 de novembro de 2018

ENEM: No RN, provas têm início ao meio-dia


Neste domingo (4), 5,5 milhões de brasileiros prestam o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. No Rio Grande do Norte, 124.046 pessoas se inscreveram para a prova, principal forma de entrada para o ensino superior no país. Ao todo, serão 221 locais de prova, divididos em 40 municípios do Estado. Os cartões de confirmação de inscrição, que possuem o local de prova do candidato, já estão disponíveis na internet, apesar de 1,1 milhão de candidatos ainda não terem acessado seus cartões, para conferir o local da prova. 
Estudantes que farão o exame nacional devem acessar seus cartões de inscrição para conferir o local e horário das provas

Provas

No Rio Grande do Norte, que não se integra ao horário de verão, os portões se abrem para os candidatos às 11h e fecham ao meio-dia, hora local. O primeiro dia, os candidatos fazem as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 11, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. 

Transporte

No dia do Exame, o transporte público vai funcionar em uma operação especial, com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Dessa forma, as linhas de ônibus que costumam passar pela praia aos domingos vão seguir o seu trajeto normal da semana nos dias 4 e 11. 

Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). "A STTU recomenda que o estudante aproveite o feriado prolongado para ir conhecer o seu local de prova, o caminho a ser percorrido e as linhas de ônibus que passam no local, evitando atrasos no deslocamento", recomendou a secretaria, através de sua conta no Twitter. 

Segurança

Este ano, o efetivo de policiais participando da segurança do Enem será superior ao do ano passado, quando 900 PMs participaram da operação. A ideia, de acordo com o tenente-coronel Castelo Branco, responsável pela operação, é iniciá-la ainda no sábado pela manhã, locomovendo os agentes para as cidades polo onde serão aplicadas as provas, como Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Em todos os locais de prova, haverá detectores de metal para evitar possíveis fraudes por parte dos candidatos.

Documentos
Para fazer as provas, os participantes deverão levar um documento oficial de identificação original, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os dois itens são os únicos obrigatórios para o exame.

Além dos documentos obrigatórios, é aconselhável que os estudantes levem para o exame o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso. No cartão constam o local de prova do estudante, além da opção de língua estrangeira escolhida e, se for o caso, atendimento específico ou especializado solicitado.

O cartão pode ser acessado na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Não levar

Os seguinte itens são proibidos no Enem: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Antes de entrar na sala de prova, os participantes deverão guardar no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Também deverão ser guardados todos os itens proibidos no Enem.

Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, e ser mantido até a saída definitiva do local de provas debaixo da carteira durante a realização das provas.

#TNnoEnem

Para ajudar na preparação para o Enem 2018, o #TNnoEnem disponibilizou um simulado online, onde a nota é elaborada de acordo com os critérios que o Ministério da Educação utiliza para pontuar a prova oficial. Os professores do Over Colégio e Curso fizeram a correção da prova ao vivo, disponibilizada em no canal no Youtube da Tribuna do Norte e também no Facebook. O PDF do simulado também está disponível para os estudantes.

Neste primeiro dia de provas do ENEM, a TRIBUNA DO NORTE em parceria com o Over Colégio e Curso promove neste domingo (04), nas redes sociais da TN, um programa ao vivo para discutir e comentar todos os detalhes do primeiro dia de provas do exame. 

A live vai estar disponível nas principais redes sociais da TN: Facebook, Instagram e Youtube. A ação faz parte do “TNnoEnem”, projeto feito pela TRIBUNA para ajudar na preparação para o Enem 2018, disponibilizando simulados online, com nota elaborada de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC), além de correção ao vivo pelos professores do Over Colégio e Curso. O #TNnoEnem foi feito em parceria com o Sistema SAS e Over, com patrocínio da UNI-RN e Natal Card.

Nenhum comentário:

Postar um comentário