quinta-feira, 1 de julho de 2010

Gramado da partida entre Brasil e Holanda está ruim e solta placas

SELEÇÃO BRASILEIRA

Consultor da Fifa diz que jogos, falta de sol e chuva prejudicaram o campo. Treino de reconhecimento da seleção no Nelson Mandela Bay é cancelado
Estado do gramado da pequena área do Estádio Nelson Mandela Bay não é dos melhores. Local vai ser palco do confronto entre Brasil e Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo (Foto: Marcio Iannacca)

Por Márcio Iannacca e Thiago Correia
Direto de Porto Elizabeth, África do Sul


O estado do gramado do estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, na África do Sul, preocupa bastante a Fifa para a partida entre o Brasil e Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM esteve nesta quinta-feira andando por toda a lateral do campo e constatou vários problemas.

O maior problema está na área, onde os goleiros caminham durante a partida. Não bate sol no local e prejudica a recuperação do gramado após os jogos. Falta até grama em uma parte da pequena área que fica à esquerda das tribunas do estádio. Já do outro lado, a situação na área também é muito ruim. Além disso, é possível verificar em várias partes do campo que há placas de grama se soltando. Um consultor da Fifa, que não quis se identificar, explicou a situação.

- São três problemas: a chuva, a quantidade de jogos e falta de sol. O maior problema é que não bate sol aqui no campo. É como se plantassem grama dentro da sua casa - disse o consultor elegendo a partida que mais castigou o gramado.

- Foi África do Sul e França. Naquele dia choveu muito aqui em Porto Elizabeth e muito vento. Lembro que a torcida se espremeu embaixo da cobertura para escapar do temporal - afirmou o consultor, sem lembrar que no confronto entre Coreia do Sul e Uruguai o temporal também castigou o local.

Até o momento, seis jogos foram realizados no Estádio Nelson Mandela Bay. Foram os seguintes: Coreia do Sul x Grêcia; Costa do Marfim x Portugal; Alemanha x Sérvia; Chile x Suíça; Eslovênia x Inglaterra; e Uruguai x Coreia do Sul. O técnico da seleção inglesa, Fábio Capello, criticou o gramado do local logo após o confronto diantes dos eslovenos.

- O campo não é bom e isso não pode servir de desculpa - afirmou o treinador na ocasião.

Uma segurança, que também preferiu não se identificar, disse que a luz do sol só atinge o gramado completamente até as 10h.

- O sol não cobre o gramado por muito tempo. No máximo até às 10h - afirmou.

Dois funcionários responsáveis pelo tratamento preferiram não conversar sobre o estado do gramado do Nelson Mandela Bay. Procurados pelo GLOBOESPORTE.COM, eles pediram para não falar sobre o assunto. O chefe da manutenção do gramado estava em reunião e não pôde atender os jornalistas.

A Fifa já desmarcou o treino de reconhecimento da seleção brasileira e da Holanda no estádio Nelson Mandela Bay, previsto para esta quinta-feira, para poupar o gramado. Os jogadores brasileiros vão fazer uma atividade no campo da Nelson Mandela Metropolitan University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário