sexta-feira, 23 de julho de 2010

Muricy é convidado para assumir seleção, aceita e diz: "só falta falar com o Flu"


Muricy conversa com Ricardo Teixeira e Rodrigo Paiva após reunião

O técnico Muricy Ramalho foi convidado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, para ser o novo técnico da seleção brasileira, no lugar de Dunga, e aceitou. “Só falta falar com o Fluminense”, disse o técnico à ESPN Brasil à saída de uma reunião com o cartola em um clube de golfe da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no final da manhã desta sexta-feira.
O próprio presidente da CBF confirmou o convite ao treinador e disse que só espera a definição de Muricy com o Flu para o anúncio oficial. “É só ver o currículo dele. Ele assumiu ontem a liderança do Campeonato [Brasileiro] e o dado importante é que fizemos questão de não fazer nenhum convite antes dos dois jogos de ontem e do fim de semana para não causar qualquer transtorno. Só ontem, depois do jogo, é que fizemos o contato. Agora, as coisas estão com ele, para ele resolver”, afirmou Teixeira à TV Globo.

Muricy só falou com a repórter Patrícia Lopes, da ESPN Brasil. Além de ter afirmado que ainda precisava falar com o Flu, ele também foi questionado se gostaria de assumir o comando do time nacional. A resposta foi clara: "Quem não gostaria", afirmou.

Perfil pré-definido

O UOL Esporte falou com a assessoria de imprensa da CBF, que confirmou a conversa, mas disse que o acerto ainda não foi oficializado. A escolha de Muricy confirma o perfil anunciado pela entidade dois dias depois da derrota do Brasil para a Holanda pelas oitavas de final da Copa de 2010. Como noticiou o UOL na ocasião , o novo técnico não seria outro “gênio da lâmpada”, como passou a ser classificada a opção feita por Dunga quatro anos antes, e sim um nome consagrado.

Sem nenhuma experiência como técnico, Dunga foi ungido ao cargo mais importante do futebol brasileiro logo depois do fiasco da seleção na Copa de 2006, na Alemanha. Esperança de renovação, o técnico neófito contrariou as expectativas e acabou levando para a África do Sul uma das seleções com idade média mais alta do torneio.

O namoro entre Muricy e CBF começou só na noite de quinta-feira, após a vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro. Ricardo Teixeira mandou um representante ao Maracanã, que conversou com o treinador e marcou a reunião desta sexta-feira. O encontro durou cerca de 1h30 no Itanhangá Golfe Clube. "Não queria atrapalhar o Fluminense nessas duas rodadas e fiz questão de só entrar em contato com ele após a rodada", disse Teixeira.

O Fluminense e a assessoria do treinador não deram informações sobre a reunião. Os porta-vozes do clube afirmaram que o técnico só tem compromisso à tarde, para os treinamentos agendados. Já a assessoria de Muricy não confirmou nem negou o encontro com o presidente da CBF.

A conversa com o Fluminense, no entanto, não deve ser das mais amistosas. Presidente do clube, Roberto Horcades ficou irritado com as perguntas sobre o treinador. "O 'seu' Muricy tem contrato com o Fluminense. Pronto e acabado", afirmou, bruscamente.

Após a divulgação do encontro entre Muricy e Teixeira, cogitou-se que o treinador poderia trabalhar no Fluminense até o fim do ano, quando seu contrato com o clube termina. Diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva afirmou que "não existe essa possibilidade".

Na seleção, Muricy começa a trabalhar já na segunda-feira, quando faz a convocação para o amistoso contra os EUA, em Nova Jersey, no dia 10 de agosto. Para essa partida, ele só chamará atletas que atuam no futebol nacional.

"Ele sabe do nosso projeto para 2014 e concordou com ele. Sabe que o plano é de renovação, mas que isso tem que ser feito paulatinamente, para não ter nenhuma precipitação. Todos sabem que o nosso objetivo é a Copa de 2014", completou o presidente da CBF.

Muricy chegou ao Flu no dia 26 de abril, após a demissão do Palmeiras. Ele tinha contrato até o final do ano, mas já tinha declarado que pensava em iniciar as negociações para renovação.

No clube, ele chegou reclamando da infraestrutura e cobrando a criação de um CT. Nas três primeiras partidas que comandou pelo time, o Fluminense foi derrotado: duas vezes para o Grêmio, pela Copa do Brasil, e uma vez para o Ceará, na estreia do Campeonato Brasileiro. Desde então, no entanto, fez o time render e o Flu venceu sete vezes em nove partidas.
Nos últimos dias, outro nome era apontado como o favorito para assumir a seleção brasileira: Mano Menezes, do Corinthians.

CARREIRA DE MURICY COMO TREINADOR



1993 - Puebla-MEX
1994-1996 - São Paulo
1997 - Guarani
1998 - Shenhua-CHN
1999 - Ituano
1999 - Botafogo-SP
2000 - Santa Cruz
2001-2002 - Náutico
2002 - Figueirense
2003 - Internacional
2004 - São Caetano
2004-2005 - Inter
2006-2009 - São Paulo
2009-2010 - Palmeiras
2010 - Fluminense
2010 - seleção

TÍTULOS DE MURICY COMO TREINADOR

Pelo São Paulo:- Copa Conmebol: 1994
- Campeonato Brasileiro: 2006, 2007, 2008

Pelo Shenhua-CHN:- Copa da China: 1998

Pelo Náutico:
- Campeonato Pernambucano: 2001, 2002

Pelo Internacional: - Campeonato Gaúcho: 2003, 2005

Pelo São Caetano:
- Campeonato Paulista: 2004

Fonte: UOL esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário