sexta-feira, 11 de março de 2011

Record desiste de licitação do Brasileiro e deixa C13 ainda mais esvaziado

Por Antônio Strini e Renato Ribeiro, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 11/3/2011

Emssora anunciou nesta sexta que não participará da disputa criada pela entidade



A Record tratou de deixar ainda mais controversa a discussão sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta para o triênio 2012-2014 ao anunciar, na manhã desta sexta-feira, que está fora da licitação feita pelo Clubes dos 13, que representa os 20 principais clubes do país e que 'rachou' por conta de divergências entre seus membros.

"A Rede Record vem a público informar que apoiava o modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2014 proposto pelo Clube dos 13 em acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Mas, infelizmente, a concorrência dividiu o C13. A entidade ficou fracionada em clubes que defendiam o processo iniciado com a carta convite, agremiações que pretendiam negociar os direitos em separado e aqueles que vieram a público pedir a total desvinculação do processo e do agrupamento", informou a emissora.

A decisão da Record esvazia e mina ainda mais o Clube dos 13, que vive um processo de dissolução após clubes como Corinthians e Flamengo, principais chamadores de audiência e donos das maiores torcidas do país, liderarem uma 'revolução' na qual acabaram seguidos por importantes membros, como Cruzeiro, Grêmio, Botafogo, Fluminense, Vasco e Coritiba na decisão de negociarem de forma independente os direitos do Nacional. Até então, isto era feito sob o guarda-chuva da entidade.

São Paulo, Atlético-MG e Internacional, este último sem se posicionar publicamente, seguiram fiéis ao Clube dos 13 e optaram pela discussão em conjunto. É presciso lembrar que por trás desta escolha também há interesses políticos, já que o presidente são-apulino, Juvenal Juvêncio, por exemplo, não tem boa relação com o mandatário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, favorável à continuidade da TV Globo como principal transmissora do Nacional.

A emissora carioca já havia decidido anteriormente por não participar da licitação. Agora, do que é conhecido publicamente, apenas a RedeTV! segue na licitação oficial da TV aberta cujo resultado está programado para esta sexta-feira.


Depois da Globo, Record também decidiu não participar da licitação do C13Veja abaixo a íntegra do comunicado da Record:

"A Rede Record vem a público informar que apoiava o modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2014 proposto pelo Clube dos 13 em acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Mas, infelizmente, a concorrência dividiu o C13. A entidade ficou fracionada em clubes que defendiam o processo iniciado com a carta convite, agremiações que pretendiam negociar os direitos em separado e aqueles que vieram a público pedir a total desvinculação do processo e do agrupamento.

Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora. Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente, sem concorrência, sem transparência e baseados nos mesmos princípios que ajudaram a reduzir o poder dos clubes, prejudicaram o faturamento das agremiações, limitaram a exposição de patrocinadores e impuseram horários estranhos para a prática do futebol, além de transformar o mais popular esporte do País num mero exportador de talentos. Diante desta atitude a Record informa que não aceita participar de um jogo com cartas marcadas.
O quadro, neste momento, gerou incerteza jurídica. Diante disso, não há convicção de que a proposta vencedora tenha os direitos de transmissão dos jogos de todos os clubes. Há ainda a possibilidade de que uma agremiação possa abandonar o C13 enquanto o contrato ainda estiver em vigor. Assim, a Record decidiu não apresentar proposta ao Clube dos 13.

A emissora volta a manifestar seu desejo de participar da concorrência democrática, caso os clubes entrem em acordo, garantindo estabilidade jurídica a quem apresentar a melhor proposta. E, se os clubes desejarem seguir numa negociação em separado, a Record reafirma que pretende apresentar propostas com padrões de transparência e regras claras.

Mais uma vez, esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando uma transmissão de primeira do esporte preferido da nação.

São Paulo, 11 de março de 2011.
CENTRAL RECORD DE COMUNICAÇÃO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário