quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ilsinho salva 'cavadinha' errada de Ceni, São Paulo faz dois no sufoco e avança

COPA DO BRASIL 2011




Renan Prates
Em Barueri (SP)


Mesmo com um a mais, foi difícil, duro, sofrido. O São Paulo venceu o Santa Cruz por 2 a 0 em jogo que Ilsinho ‘salvou’ o pênalti perdido de Rogério Ceni e avançou de fase na Copa do Brasil, pois havia sido derrotado na partida de ida por 1 a 0 em Pernambuco.

O São Paulo agora enfrenta o Goiás, que eliminou a Ponte Preta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A data do primeiro duelo ainda não foi definida pela CBF. Mas o jogo terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Apoiado pela torcida desde o início (mais de 21 mil pessoas, público recorde da Arena Barueri), o São Paulo pressionou o Santa Cruz em busca do gol rápido para ficar em situação melhor no duelo. Mas o rival pernambucano não se intimidou, pois marcou e também saiu para o jogo.

Como o Santa Cruz marcava bem por baixo, o jeito foi sair pelo alto. E desta forma Rhodolfo abriu o placar logo aos 9min e Miranda quase ampliou depois. Machucado, Fernandinho teve que dar lugar a Marlos.

O Santa Cruz repetiu duas estratégias que deram certo na primeira partida: marcar forte (muitas vezes com falta) e com Everton Sena na cola de Lucas, sem que a joia são-paulina pudesse respirar.

Depois do gol, o São Paulo diminuiu o ritmo, começou a errar passes e irritar a sua torcida. Com os jogadores bem marcados, o zagueiro Miranda teve que sair para o jogo e ajudar a armar o time.

Mas em um curto espaço de tempo, o São Paulo teve cinco chances claras de marcar o segundo gol: duas vezes com Marlos, uma com Lucas, Rhodolfo e Jean, mas conseguiu perder todas elas.

Um lance bobo poderia mudar a história do jogo, se não fosse a falha de Rogério Ceni. André Oliveira agarrou Dagoberto dentro da área e o juiz apontou pênalti e expulsou o zagueiro. Na cobrança, o goleiro do São Paulo tentou a ‘cavadinha’ e Tiago Cardoso defendeu. Revoltado, Jeovânio xingou o capitão são-paulino e pediu mais respeito.


“Últimos dois pênaltis foram batidos no canto, achei que o meio fosse a melhor alternativa”, disse Rogério na saída para o intervalo. “Fiquei feliz, que caí e consegui levantar, dou glória a Deus por isso”, comemorou Tiago Cardoso.

O São Paulo voltou na segunda etapa buscando o gol que lhe daria a classificação. Criou chances, mas esbarrou na boa marcação do Santa Cruz, que se cansou de receber cartões amarelos. O técnico Paulo Cesar Carpegiani não perdeu tempo e colocou Ilsinho no lugar de Casemiro.

Com um a mais, atuando em casa e com apoio da torcida, a posse de bola foi toda do São Paulo, que teve dificuldades de chutar contra a meta do goleiro Tiago Cardoso. O Santa Cruz adotou uma estratégia clara: se defender e levar a partida para os pênaltis.

Carpegiani optou por manter três zagueiros por 23min, mesmo em vantagem numérica. Depois de ameaçar e recuar, o treinador colocou Willian José no lugar do beque Alex Silva e passou a atuar com três atacantes em campo.

Em bela jogada, o São Paulo fez o gol que definiu a partida com dois jogadores que entraram no segundo tempo: Willian José deixou Ilsinho na cara do gol e o meia só teve trabalho de tirar do goleiro e definir a classificação suada para a próxima fase.

Depois do gol, o Santa Cruz tentou ameaçar na bola aérea, mas sem sucesso. E no final ainda teve Renatinho expulso, após dar uma voadora em Ilsinho, para delírio da torcida do São Paulo, que gritou o hino do time e chamou o rival de ‘timinho’. Lucas foi expulso junto com Everton sena e saiu de campo descontrolado, mas o placar permaneceu inalterado: 2 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário