terça-feira, 31 de maio de 2011

Greve não paralisa serviços do Estado

Diversos setores da administração estadual estão aguardando posição do Governo e decidiram continuar trabalhando normalmente. Os médicos decidiram retirar o indicativo de greve, previsto para amanhã, 1°, assim como os técnicos da Secretaria de Estado de Tributação (SET) que também decidiram suspender o movimento de greve, e terão rodada de negociação no dia 7 de junho. E os servidores da Emparn, em reunião, também decidiram não entrar em greve.
Na última sexta-feira, 27, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, se reuniu com representantes do Sinte/RN e Sinpol. No caso da Polícia Civil, o encontro contou com a presença dos secretários de Estado da Segurança e Defesa Social, Aldair da Rocha; e da Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho; além do delegado adjunto da Polícia Civil, Crystian Medeiros; o procurador-geral de justiça, Manoel Onofre Neto; e o promotor de justiça Fernando Vasconcelos. Do Sinpol, participaram Vilma Marinho, Renata Pimenta, Djair Oliveira e Francisco Alves. Apesar do avanço em vários pontos da pauta de reivindicações, os policiais civis decidiram manter a greve, iniciada dia 17 de maio, pelo menos até amanhã, quando os representantes do Sinpol se reunirão novamente com o Governo do Estado.

POLÍCIA CIVIL
No interior do Estado, as delegacias estão funcionando em quase todos os municípios. Em Natal, mesmo com a paralisação, os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de plantão das zonas norte e sul e via internet, no site da Defesa Social: www.defesasocial.gov.br, na opção Delegacia Virtual.
Na Fundação José Augusto, os servidores paralisaram parcialmente as atividades na manhã de ontem. Por ser uma segunda-feira, os museus estavam fechados. A Biblioteca Pública Câmara Cascudo e a Fortaleza dos Reis Magos estão abertos aos visitantes.

PROFESSORES
Na Educação, a greve continua e o quadro é o mesmo da semana passada, e segundo dados levantados diariamente pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (CORE), cerca de 52% das escolas em todo o RN estão em funcionamento.
Os funcionários da Emparn se reuniram na manhã de ontem e também optaram por não paralisar as atividades e já marcaram nova reunião para dia 7 de junho, quando vão avaliar as propostas que o Governo pode apresentar até o final desta semana.
No Detran, apesar da paralisação, todos os setores do órgão estão em funcionamento, sem trazer maiores transtornos para a população. As negociações da categoria serão encabeçadas pelo Sinai e estão previstas para a próxima semana, em data ainda a ser confirmada com o secretário de Estado da Administração e Recurso Humanos, Anselmo Carvalho.
No Idema os servidores concursados cumprem os 30% da lei de greve. Como o órgão tem parte dos funcionários conveniados e estes não aderiram ao movimento, o trabalho no Idema não está sendo prejudicado.

EMATER
Segundo o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, Ronaldo Cruz, o andamento dos trabalhos está dentro da normalidade.
Na Jucern, uma minoria de funcionários efetivos aderiu ao movimento. Continuam suas atividades os comissionados e estagiários, o que está fazendo a Jucern funcionar dentro da normalidade.
Os servidores da Procuradoria Geral do Estado fizeram uma paralisação durante o dia 26. Segundo o procurador geral Miguel Josino, os servidores aceitam esperar a situação financeira do Estado melhorar para negociar um possível reajuste fora de greve.
Não aderiram ao movimento os órgãos da administração indireta, como Fundac, DER, Ceasa, Datanorte, Ipern, Idiarn e Igarn. Em todos estes órgãos, os diretores conversaram com seus servidores, pedindo compreensão para o momento difícil por que o Governo está passando com relação às finanças públicas, e foi acatado. Em nenhum deles há indicativo de greve por parte dos servidores.

*Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário