sábado, 7 de maio de 2011

'Nosso principal objetivo é derrotar a al-Qaeda', diz Obama em base militar

Presidente foi a base militar no Kentucky para agradecer a militares.
Operação que matou Osama bin Laden elevou popularidade de Obama.


Do G1, com agências internacionais

Embalado por uma onda de aprovação popular após a morte de Osama bin Laden, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi nesta sexta-feira (6) a uma base militar para agradecer às forças especiais envolvidas na operação que matou o líder da al-Qaeda em território paquistanês e disse que o objetivo é derrotar a organização terrorista.

"Nosso principal objetivo no Paquistão e Afeganistão é desmantelar e derrotar a al-Qaeda. E nós vamos derrotá-los", disse Obama, ao agradecer os militares pelo que classificou como "uma das melhores operações da história dessa nação".

Obama cumprimenta militares que retornaram do Afeganistão em Fort Campbell, no Kentucky, nesta sexta-feira (6) (Foto: Charles Dharapak / AP)

"Agredecemos a todas as pessoas que usam a farda militar dos Estados Unidos, e isso inclui vocês, homens e mulheres, que estiveram na linha de frente dessa luta nesses 10 anos", disse

"Eu tomei essa decisão [de autorizar a operação] porque era vital para a segurança dos Estados Unidos. Não foi fácil para vocês e suas famílias. Desde 11 de Setembro, nenhuma base enviou tantos militares para a missão quanto essa de vocês. Vocês são guerreiros heróicos", disse o presidente, bastante aplaudido durante todo o discurso.

Encontro sigiloso

O encontro no quartel Fort Cambpell, no Kentucky, ocorreu sob sigilo, cinco dias depois da operação que elevou a popularidade do presidente e rendeu elogios até de adversários republicanos.

O presidente foi recebido na pista de pouso por comandantes militares como o vice-almirante William McRaven, chefe da força Seal -unidade especial da Marinha, responsável pela invasão da casa de Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, no domingo.

Obama e o vice-presidente Joe Biden realizaram uma série de reuniões a portas fechadas com as tropas de operações especiais, em seguida condecoraram todo o comando com a medalha Presidential Unit Citations.

"Mesmo antes da operação dessa semana estamos fazendo pressão contra a al-Qaeda. Nossa estratégia está funcionando e não há justiça maior que a morte de Bin Laden", disse Obama. "Não quero enganá-los: a luta ainda é muito difícil. Como comandante em chefe, digo que vamos ser bem sucedidos nessa missão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário