sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Convocação causa nova polêmica


Rio - O técnico Mano Menezes decidiu atender aos apelos dos clubes e optou por não convocar mais de um jogador de cada equipe que disputa o Brasileirão. Mas a decisão abriu uma nova polêmica. Para os amistosos contra a Costa Rica e o México, respectivamente nos dias 7 e 11 de outubro, ele chamou atletas dos sete times mais bem colocados na classificação do campeonato nacional, com exceção do Corinthians, a quem foi acusado de estar favorecendo.

"O que a gente colocou como Norte, para minimizar a perda dos clubes, é limitar a um jogador de cada clube brasileiro para os jogos (contra Costa Rica e México). Não tem outro jeito, temos nossos objetivos e vocês (jornalistas) nos cobram, com razão, sobre aquilo que temos que produzir", explicou Mano, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio, após anunciar a convocação. "Convocar um de cada time é uma questão de sensibilidade pelo momento que o Brasileiro está atravessando. Quando é possível, fazemos isso", completou o técnico.

Dessa forma, as equipes ficarão sem os convocados na disputa da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 5, 8 e 9 de outubro. Entre os sete primeiros colocados, os jogadores ausentes serão Lucas (São Paulo), Dedé (Vasco), Jefferson (Botafogo), Fred (Fluminense), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e Oscar (Inter). Além disso, o Santos, que está em ascensão e mostra força para entrar na briga pelo título, não poderá contar com Neymar.

A reclamação dos torcedores de outros clubes sobre um suposto favorecimento ao Corinthians ganhou ainda mais força porque Mano vinha chamando nas últimas convocações o volante Ralf, que acabou ficando de fora desta lista para os amistosos contra Costa Rica e México. Perguntado sobre o assunto, o treinador demonstrou irritação e afirmou que "há gente séria trabalhando" na seleção.

"Temos que pensar que há gente séria trabalhando aqui. Não podemos colocar em dúvida tudo o que se faz, porque senão não dá Vinha convocando o Ralf porque o Sandro estava machucado. Agora, o Sandro voltou e acredito que ele tenha mais características fundamentais para estar conosco em 2014", explicou Mano, lembrando que o volante do Tottenham se recuperou recentemente de lesão.

TITULARES

Para receber a Argentina, em Belém, Mano Menezes planeja alterar a Seleção Brasileira taticamente. Em casa, o técnico acredita que seu time precisa se impor, diferente do empate sem gols em Córdoba (ARG), quando atuou fora de casa, em uma atmosfera desconhecida. Para isso, vai mudar a escalação do meio-campo.

Mano afirmou que o meia Elkeson, do Botafogo, convocado pela primeira vez, faz parte dessa mudança, que já foi feita no segundo tempo do jogo de ida do Superclássico das Américas. O armador Oscar, do Internacional, entrou na vaga de Renato Abreu. "Precisamos nos impor mais como Seleção e equipe dentro de campo. Tenho uma ideia de como a Seleção será montada taticamente, um pouco diferente do jogo de Córdoba quando armamos com três no meio. Fora de casa, para minimizar os efeitos, enfrentar um ambiente contrário, pensei um pouco diferente. Elkeson tem a ver com essa maneira. Ele vem jogando desta forma no Botafogo e se destacando. Ele tem força e pode jogar tanto na beirada (do campo) quanto no meio. Taticamente, já vem desenvolvendo bem essa função", explicou.

Como todos os jogadores convocados para enfrentar a Argentina jogam em times nacionais e há rodada do Campeonato Brasileiro no final de semana, Mano prefere esperar um pouco antes de esboçar onze titulares.

Mano Menezes repete oito jogadores

Rio (Agência Estado) - O técnico Mano Menezes anunciou ontem duas convocações da seleção brasileira. Uma delas, apenas com jogadores que atuam no Brasil, serve para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, na próxima quarta, em Belém. E a outra, contando também com aqueles que jogam na Europa, foi para os amistosos com a Costa Rica e o México, nos dias 7 e 11 de outubro, respectivamente.

As listas, no entanto, tiveram alguns jogadores em comum. Foram oito nomes que aparecem nas duas convocações anunciadas por Mano Menezes: Jefferson, Réver, Dedé, Lucas, Oscar, Fred, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Esse número ainda poderia ser maior, mas o atacante Leandro Damião, nome certo no grupo, sofreu lesão muscular na coxa direita durante jogo do Inter na quarta.

Esses oito jogadores, inclusive, vão desfalcar seus clubes na 28ª rodada do Brasileirão, que terá jogos nos dias 5, 8 e 9 de outubro, quando a seleção estará reunida para os amistosos contra a Costa Rica, em San José, e o México, em Torreón. No caso do Superclássico das Américas, no entanto, não haverá problema, porque o campeonato não tem partidas programadas para a próxima semana.

Para o Superclássico das Américas, Mano Menezes manteve a base do grupo que empatou com a Argentina por 0 a 0 no primeiro jogo do confronto, realizado no dia 14 de setembro, em Córdoba. Mas também trouxe algumas novidades no grupo de 22 convocados, como é o caso do zagueiro Emerson (Coritiba), do atacante Borges (Santos) e dos meias Diego Souza (Vasco) e Elkeson (Botafogo).

No caso da lista para os dois amistosos de outubro, foram 25 jogadores convocados. E Mano Menezes também apresentou algumas novidades, como o goleiro Neto (Fiorentina), o meia Hernanes (Lazio) e os atacantes Kleber (Porto) e Jonas (Valencia). Além das ausências de Lúcio e Pato.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário