sexta-feira, 9 de setembro de 2011

iPhones e iPads finalmente irão suportar vídeos em Flash

Atualização da Adobe pode ser o começo do fim do longo atrito com a Apple

Mirela Portugal

Segundo comunicado da Adobe, o produto ainda não está totalmente finalizado, e ainda não dá suporte a jogos e animações

São Paulo - Há algum tempo, as gigantes Apple e Adobe se debatem numa guerra que resulta na incompatibilidade entre seus produtos. Não mais agora.

A Adobe lançou nesta sexta-feira novas versões do Flash e do Flash Media server que podem acabar de vez com o longo embate.

A tecnologia empregada nas atualizações permite que dispositivos com o sistema operacional iOS – como o iPad e o iPhone – possam, finalmente, reproduzir vídeos em Flash.

Segundo comunicado da Adobe, o produto ainda não está totalmente finalizado, e ainda não dá suporte a jogos e animações. Mas é o primeiro passo positivo no atrito que nasceu em 2007, com o lançamento do primeiro iPhone.

A Apple chegou a afirmar abertamente que não utilizaria o padrão em seus produtos, justificando que ele é conhecido por causar lentidão e travamento em computadores pessoais.

Alfinetando de volta, a Adobe deu início em 2010 a uma campanha publicitária em jornais e site com o slogan "We Love Apple" (Nós amamos a Apple), acompanhado da provocação "O que não amamos é o fato de qualquer pessoa querer tirar a liberdade de escolha sobre o que criar, como criar e sobre o que você faz na web".

O novo recurso não significa, no entanto, que iPhones e iPads poderão exibir outros conteúdos em Flash que não vídeos, como banners, jogos e animações. Estes conteúdos continuarão inacessíveis nos devices da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário