sábado, 17 de setembro de 2011

O show começa em 1000 dias


Daqui a exatos mil dias, terá início no Brasil o maior espetáculo de futebol do planeta. O pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA será em 12 de junho de 2014. A data de abertura foi anunciada na semana do Sorteio Preliminar, em julho, na Marina da Glória, pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter. O milésimo dia para o início do evento é marcado pelo início da contagem regressiva em várias regiões do país. Em Natal, a festa acontecerá com a inauguração do relógio às 8h, no viaduto de Ponta Negra, localizado no cruzamento da BR-101 com a Avenida Roberto Freire.

alex régis
As imagens das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 deixam evidente o atraso de Natal em relação às demais capitais. A Arena das Dunas teve iniciada a terraplenagem do terreno, desmonte de estruturas do ginásio Machadinho e chegada de equipamentos, além da liberação de parte das licenças

A prefeita de Natal ressalta que a instalação do relógio é uma forma de envolver a capital potiguar no evento. "Faltam 1000 dias e a nossa cidade já respira a Copa do Mundo. Além das obras de mobilidade urbana que vão ser iniciadas, o início das obras da Arena das Dunas, a instalação do Relógio da Copa é uma maneira de envolver a todos os natalenses nos preparativos para este grande evento esportivo", enfatizou Micarla de Sousa.

O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Rodrigo Cintra, enfatiza a importância do cronômetro. "Este relógio fará a contagem regressiva dos dias que faltam para a competição e, por isso, entrará em funcionamento na sexta-feira quando faltará exatos 1000 dias para o início da Copa do Mundo", pontuou o secretário.

São mais dois anos e nove meses à frente de trabalho intenso para dar continuidade aos preparativos, que começaram a ser traçados em 30 de outubro de 2007, quando o Brasil foi confirmado como país-sede pela FIFA. Os trabalhos começaram ainda antes, desde o primeiro semestre de 2007, quando as então 18 candidatas a sediar as partidas no país assinaram acordos das cidades e dos estádios, o "Host City Agreement" e o "Stadium Agreement".

A mil dias para o início das partidas, as cidades-sede, que estarão no centro das atenções de todo o mundo, transformam seus templos do futebol. Dos 12 estádios previstos para sediar os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, os três projetos privados, que estavam sob estudos, já apresentaram soluções para o início das obras. A Arena de São Paulo segue em ritmo intenso de obras, que começaram em junho. O Beira-Rio, em Porto Alegre, e a Arena da Baixada, em Curitiba, estão finalizando seus planos de projeto e modelagem financeira, devendo dar continuidade às obras iniciadas em 2010 já nos próximos meses. Correndo contra o tempo e com obras visivelmente mais atrasadas em relação ao resto do País, a Arena das Dunas, em Natal, deu início aos serviços preliminares e de terraplenagem no último mês de agosto.

O próximo passo decisivo da contagem regressiva acontece nos dias 20 e 21 de outubro, durante a reunião do Comitê Executivo da FIFA na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Nesta ocasião, será anunciado o calendário das partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. A reunião definirá ainda as sedes da Copa das Confederações da FIFA, que acontece cerca de um ano antes, em 2013. A primeira edição da Copa das Confederações aconteceu em 1992 e, das oito edições realizadas até hoje, o Brasil foi campeão três vezes.

"Podemos dizer que, a cada dia que passa, o Brasil vive mais intensamente o clima de Copa do Mundo. Em 2010, tivemos um ano de muito planejamento, com início da execução dos projetos. Neste ano, a execução dos projetos assumiu outro ritmo. Até o final de 2013, esperamos que quase toda a estrutura já esteja pronta para a competição. E tenho certeza que o Brasil já terá outra cara, com diversas obras que vão melhorar também a vida da população", avalia o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, Ricardo Teixeira.

Portal TN Online apresenta hot site da copa de 2014

Possibilitar ao internauta o acompanhamento contínuo de tudo o que cerca a Copa do Mundo de 2014. Esse é o objetivo principal do novo hotsite do portal TN Online. Lançado hoje, a ferramenta vai reunir todo o noticiário referente à competição, desde as questões políticas nacionais e internacionais envolvendo os preparativos para Copa, até o andamento das obras nas cidades-sede do mundial. A exatos mil dias da competição, que é o evento esportivo mais importante do mundo junto às Olimpíadas, o hotsite promete ser a ferramenta ideal para as pessoas que buscam informações sobre o mundial.

Cercado de incertezas e discussões sobre andamento de obras e envolvimento de recursos públicos, a Copa do Mundo vem pautando o noticiário esportivo brasileiro desde que o país foi indicado para receber a competição. Em Natal, o interesse cresceu ainda mais com a indicação da capital potiguar como uma das sedes e, principalmente, com as polêmicas envolvendo a demolição do Machadão e construção da Arena das Dunas. Todas as discussões envolvendo esse tema serão acompanhadas de perto pela equipe da Tribuna do Norte e o internauta poderá ter acesso na nova ferramenta.

Além das notícias, o hotsite da Copa do Mundo de 2014 do TN Online vai reunir vídeos referentes ao mundial, álbuns de fotos e até os artigos de opinião de especialistas falando sobre os mais diversos assuntos relacionados à competição, aos preparativos e ao legado que a Copa pode trazer para as cidades-sede, especialmente para Natal. "O que nós buscamos com a criação do hotsite foi facilitar a vida do leitor, do internauta. Como é uma competição que envolve altos investimentos e o esporte mais popular do país, é natural que a população tenha sempre a intenção de se manter bem informada. E é isso que estamos buscando", disse o editor do TN Online, Fred Carvalho.

No conteúdo, a preparação das seleções nacionais, disputas das eliminatórias e resultados dos prováveis adversários do Brasil serão disponibilizados diariamente. Além do noticiário internacional, a Tribuna do Norte terá acessos a informações exclusivas da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Organizador Local da Copa. "Com as informações exclusivas, o leitor da Tribuna do Norte tem uma visão privilegiada de tudo que acontece na organização da Copa 2014, inclusive seus bastidores. Estando de posse de todas essas informações, eles podem formar um senso crítico muito mais apurado", concluiu o editor de Esportes da Tribuna do Norte, Itamar Ciríaco.

COMEMORAÇÕES

Belo Horizonte: Inaugura um relógio com a contagem regressiva para os mil dias. Um show musical e queima de fogos acontecerão na Praça da Liberdade.

Brasília: Ao lado do Estádio Nacional, acontecerá um show de Cláudia Leitte. No Museu da República, haverá a projeção de uma enorme bola de futebol na cúpula e será instalado um relógio com a contagem regressiva.

Cuiabá: Lança um documentário produzido com um canal científico internacional sobre o Pantanal. Também inaugura um relógio com a contagem regressiva.

Curitiba: Iluminará a cúpula do Jardim Botânico nas cores verde e amarelo. Nos sete dias seguintes, serão homenageados os outros campeões mundiais com as cores das bandeiras dos países (Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai).

Fortaleza: Será realizado um torneio entre escolinhas de futebol de projetos sociais com jovens carentes.

Porto Alegre: Vão associar a comemoração dos mil dias com a Semana Farroupilha, que reúne cerca de 1 milhão de pessoas em atividades culturais e temas gaúchos. Acontecerão shows e uma cavalgada simbólica do Beira-Rio até o Parque Harmonia.

Recife: Além da inauguração do relógio de contagem regressiva, haverá um concerto no final do dia, em uma avenida da cidade.

Salvador: A comemoração da data nos pontos turísticos acontecerá no Dique do Tororó e no Pelourinho, com alguns shows musicais.

Natal: Foi inaugurada a Sala da Transparência, que será aberta à sociedade e apresenta os projetos realizados para a Copa do Mundo da FIFA. Em Nova Natal, na zona norte da cidade, uma quadra de esportes foi aberta à comunidade. Será inaugurado um cronômetro para marcar a contagem regressiva.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário