segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de outubro: Halloween x Dia do Saci

Publicado por Marcelo Mesquita
Antropólogo explicou à JP as curiosidades sobre as duas comemorações

Hoje será dia de festa! Muitos comemoram o Halloween, que é o Dia das Bruxas. Porém, outros preferem comemorar o Dia do Saci, mas para nos ajudar, o professor de Antropologia da PUC-SP, Nicola Ramanush, falou com exclusividade à Jovem Pan para tirar algumas dúvidas e explicar o real significado de cada uma dessas comemorações.

De acordo com ele, o Halloween era uma festividade estritamente ligada à colheita, com abóboras – que hoje são usadas como lanternas Publicidade nas comemorações. Foi levada para os Estados Unidos em meados do século XIX e chegou ao Brasil por meio da grande influência da cultura norte-americana aqui, muitas vezes, damos mais importância ao Dia das Bruxas do que aos personagens do nosso próprio folclore, que é tão rico. Porém, Nicola Ramanush explicou que isso acontece muitas vezes em virtude do desconhecimento.

Aliás, você sabia que no mesmo 31 de outubro também comemoramos o Dia Nacional do Saci? Pois é. Desde 2005, o governo instituiu a data como “uma forma de tentar deter o avanço da cultura norte-americana em uma terra tão rica quanto o Brasil”.

Agora que já sabe que a data guarda muito mais do que o Dia das Bruxas, que tal aderir o chapeuzinho vermelho e o cachimbo à fantasia de fantasma?

Confira as histórias completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário