terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alerta: novo vírus se disfarça de site bancário

André Fogaça
Para o Tech Tudo

Usuários de internet banking, um alerta: segundo especialistas em segurança digital, novos vírus se disfarçam cada vez mais de simples sites bancários. O objetivo nem é destruir algo dentro do computador, mas coletar informações sobre o usuário e, assim, roubá-lo.

Fique atento ao acessar sua conta no internet
banking
(Foto: Arte/TechTudo)

Esta notícia não seria tão nova, já que há uma centena de e-mails que se disfarçam de comunicados dos bancos para poder instalar programas em seu computador e liberar acesso remoto para quem quiser. No entanto, a novidade é uma nova leva de hackers que estão montando um vírus que, quando instalado no computador, mascara o site do banco do usuário. A partir daí, são coletadas informações como data de nascimento, senhas e muito mais em um site que é praticamente idêntico ao do banco.

O diretor executivo da empresa Trusteer, responsável pelo programa de segurança Rapport, disse que quando você entra no site correto do banco, digitando seu endereço tradicional, o vírus redireciona o usuário para um outro site, idêntico ao do banco. Após este redirecionamento, aparece uma mensagem supostamente enviada pelo banco e dados do correntista são solicitados.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, algumas vítimas espanholas tiveram seu número de celular alterado no cadastro do banco. Assim, quando a pessoa clicava para recuperar a senha, ela era enviada para outro celular, dos bandidos. Pode parecer estranho, mas esta mudança de número era feita pelo próprio usuário, que era notificado pelo site mascarado sobre uma alteração no número do celular.

Uma dica para saber se você está no site verdadeiro do banco em que é correntista, é colocar seus dados errados nos campos de agência e conta. Se a página carregar corretamente sem nenhum aviso, é que você não está no site de seu banco.

Via Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário