terça-feira, 25 de outubro de 2011

Com ouro, ginastas conquistam a milésima medalha do Brasil em Pans

Hypolito é líder no solo e terceiro no salto. Zanetti lidera nas argolas, e Sasaki passa em segundo no cavalo, em quarto nas paralelas e em quinto no solo

Por Gabriele Lomba
Direto de Guadalajara, México

Depois da decepção feminina, os meninos da ginástica colocaram no peito uma inédita medalha de ouro por equipes em Guadalajara. E com gosto especial: foi a milésima medalha do país na história dos Jogos Pan-Americanos. Diego Hypolito, bicampeão mundial de solo, arrematou duas finais: primeiro no solo e terceiro no salto. Arthur Zanetti passou em primeiro nas argolas, e Sérgio Sasaki se classificou em segundo no cavalo com alças, quarto nas paralelas e quinto no solo.

Os ginastas brasileiros festejam o ouro no pódio (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm).

Nesta quarta, Daniele Hypolito e Bruna Leal disputarão a final do individual geral. As finais masculinas de solo, argolas e cavalo serão na quinta-feira. Na sexta, haverá disputa de medalha no salto, nas paralelas e na barra fixa. No individual geral masculino, Sergio Sasaki passou em primeiro lugar, e Petrix Barbosa foi o oitavo.

Os Estados Unidos foram melhores do primeiro grupo. Na quarta das seis rotações, Brandon Ross Wynn tomou um tombo no solo e caiu de cabeça. Apenas um susto. Com 342.000 pontos, os americanos lideraram, mas teriam de torcer contra Brasil, Porto Rico e Argentina.

Diego Hypolito, melhor no solo, celebra o ouro
(Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)


No cavalo com alças, Sasaki fez a segunda maior nota (14.600) até então. Petrix, Péricles, Francisco e Diego somaram, juntos, a terceira pontuação, perdendo apenas para os mexicanos e os portorriquenhos.

Nas argolas, a arrancada brasileira. Zanetti passou em primeiro, com 15.550. Sasaki, Pericles, Petrix e Zanetti também competiram e deixaram o Brasil com a mesma pontuação dos Estados Unidos no aparelho: 57.300.

No salto, uma vitória esmagadora. Sasaki tirou 16.050 e depois viu Zanetti e Diego levarem a equipe rumo ao primeiro lugar no aparelho, com 62.800 pontos. Diego, único que tentava se classificar à final do aparelho, saltou mais uma vez e passou em terceiro.

Depois de dois aparelhos fortes, o Brasil parecia dar uma desacelerada nas barras paralelas. Só parecia. Sasaki teve o melhor desempenho entre os brasileiros: quarta melhor nota até então - 14.550. Com 56.700 ali, só perdia para a Colômbia.

Na barra fixa, Petrix tirou 14.100 e se garantiu na final. A equipe foi então para o último aparelho, o solo. Diego Hypolito foi o último a se apresentar e garantiu o ouro.

Sasaki foi o melhor no individual geral nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)

Confira os resultados dos brasileiros nesta terça-feira:

Sergio Sasaki – primeiro indivudual geral, segundo no cavalo, quarto nas paralelas e quinto no solo
Arthur Zanetti – primeiro nas argolas
Diego Hypolito – primeiro no solo e terceiro no salto
Petrix Barbosa – oitavo no individual geral

*GLOBOESPORTE.COM/jogos pan-americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário