sábado, 15 de outubro de 2011

Começa a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara começou sem tropeços e com música típica em Guadalajara, na noite desta sexta-feira. O hino mexicano foi o primeiro a soar no estádio Omnilife, do Chivas, seguido por peças do cancioneiro tradicional do país, entoadas por músicos mariachi. Enquanto os artistas se apresentavam em cima do palco montado no centro do estádio, cavaleiros tradicionais mexicanos, os charros, adentraram a arena. Ao ritmo da música e dos movimentos das dançarinas, eles abriram caminho para o desfile das delegações nacionais que disputarão o Pan.

Satiro Sodré/AE
O mesa-tenista Hugo Hoyama foi o responsável por comandar o desfile da delegação do Brasil

O primeiro país a desfilar em Guadalajara foi a Argentina, sede da primeira edição do Pan em Buenos Aires-1951. O Brasil foi a décima delegação a aparecer no Omnilife, com o mesa-tenista Hugo Hoyama como porta-bandeira. Trajando camisas verdes, amarelas e azuis, os atletas desfilaram com bandeiras brasileiras e mexicanas nas mãos.

Hoje, o primeiro dia de competições do Pan-americano de Guadalajara tem dois grandes destaques e esperanças de medalhas do Brasil. Brasileiro com mais ouros da história, o mesatenista Hugo Hoyama começa o torneio masculino por equipes, às 13h (no RN). Um pouco antes, ao meio-dia, o recordista de títulos em uma mesma edição, Thiago Pereira, cai na água para as eliminatórias dos 400m medley.

O principal objetivo de Thiago é superar Hugo Hoyama. Para isso, o nadador do Corinthians vai repetir o programa do Rio de Janeiro, em 2007, que lhe rendeu seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Ele ainda disputa os 200m medley, os 100m e 200m costa e os 200m peito, além dos revezamentos 4x100 e 4x200m livre e 4x100m medley.

Nos 400m medley, ele detém o sétimo melhor tempo do ano e o melhor entre os que estão em Guadalajara (4min41s58). Diogo Yabe é o outro brasileiro da prova, com a quarta melhor marca (4min21s49), atrás dos norte-americanos Robert Marsalis e Conor Dwyer. "Não fico escolhendo o dia. Por isso, nadar no primeiro dia também é bom. Quero baixar meus tempos e lutar por medalha", declarou.

A esperança da natação também é ganhar a primeira medalha de ouro feminina da modalidade na história. A chance virá nos 100m borboleta. Daynara de Paula tem o segundo melhor tempo entre as inscritas para o Pan (58s56), atrás apenas da norte-americana Claire Donahue (58s05). Ela, Flávia Delaroli, Michelle Lenhardt e Tatiana Lemos disputam o revezamento 4x100m livre com chances de vencer.

Hugo Hoyama também tem uma medalha de prata e quatro de bronze, somando 14 no total. Ele está inscrito nos torneios por equipe e simples. Neste sábado, joga ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Serão realizadas a primeira, a segunda e metade da terceira rodada.

No fim do dia, o vôlei feminino do Brasil entra em quadra comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, que busca o único título que esse time ainda não tem. O primeiro adversário será a República Dominicana, que tem o respeito das jogadoras, embora não possa ser considerada uma das favoritas.

O Handebol das meninas começa a busca pelo tetracampeonato e pela vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012, às 15h, contra os Estados Unidos.

No último dia 8, em Baku (no Azerbaijão), o baiano Everton Lopes conquistou um inédito título mundial ao Brasil no boxe (na categoria meio médio ligeiro). Ontem, o pugilista desembarcou em Guadalajara para a participação nos Jogos Pan-americanos. Embalado, o brasileiro visa à medalha de ouro.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário