terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rosalba aproveita crise e amplia substituições

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ampliou ontem as demissões iniciadas na última sexta-feira - com as renúncias do então chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Robinson Faria - ao anunciar a exoneração da consultora-geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; e dos titulares do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), Marcelo Toscano; da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Walter Gasi; e do Instituto de Águas do RN (Igarn), Elias Alves. Ao mesmo tempo em que convidava a deixarem os postos de trabalho os indicados do vice-governador, ela dava início à nova configuração da administração estadual e é aí onde se cristaliza o fortalecimento do grupo que também é chamado "núcleo de Mossoró".

Ivanisio Ramos
Rosalba Ciarlini assina o ato de nomeação do novo consultor do Estado, José Marcelo Costa

São auxiliares que acompanham a governadora desde a época de prefeita da cidade oestana, como é o caso do novo chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, que já em 2001 foi chefe da assessoria da Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira da então prefeita de Mossoró. Poucos meses após assumir o Governo do Estado, com a renúncia do primeiro secretário de Administração (Searh), Manoel Pereira, foi confiado a ele o posto de titular da Searh. Além de Anselmo Carvalho, que agora comanda a principal pasta da Administração Direta, o primeiro escalão tem em seus quadros um outro trio de mossoroenses, considerados auxiliares "de casa", que capitaneiam órgãos vitais da administração estadual. São eles: Betinho Rosado (Agricultura), Kátia Pinto (infraestrutura) e Obery Rodrigues (Planejamento e Finanças).

No que diz respeito às demais Secretarias, o nome mais cotado para assumir a Semarh é o do empresário Sílvio Torquato, atual presidente do Sindicato da Indústria de Sorvetes do Rio Grande do Norte. Para o Idema, o nome mais comentado é o da procuradora do Estado, Marjorie Madruga. Se confirmado o nome dela e, levando-se em consideração que o novo consultor-geral advém da procuradoria-geral, há um reflexo do fortalecimento do procurador Miguel Josino Neto.

Os novos titulares da Caern, Idema e Igarn, todos anteriormente da cota do vice-governador, devem ser anunciados até o final da semana.

Governadora empossa hoje dois secretários

A posse do novo secretário-chefe do Gabinete Civil, José Anselmo Carvalho, e do novo consultor-geral do Estado, José Marcelo Ferreira da Costa, será hoje às 10h30 no Centro Administrativo. O ato de posse marca o início oficial da missão de Anselmo Carvalho no cargo que foi ocupado pelo auxiliar da governadora que era considrado como um 'supersecretário', Paulo de Tarso Fernandes, que comandou o Gabinete Civil nos 10 primeiros meses do governo Rosalba Ciarlini.

No Gabinete Civil, as principais ações administrativas do atual governo eram desenvolvidas. Era lá também onde os demais secretários faziam consultas, recebiam orientações e se cercavam dos cuidados necessários para tomar decisões importantes.

Rosalba destaca que busca um novo perfil para o governo

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que busca um novo perfil para o governo e que esse foi o motivo da exoneração da consultora-geral, Tatiana Mendes Cunha. "A doutora Tatiana Cunha é uma pessoa que muito contribuiu na primeira fase do governo. Devemos muito a ela, mas estamos iniciando uma nova fase e por isso pedimos o cargo", enfatizou a governadora. Ela será substituída pelo ex-procurador adjunto, José Marcelo.

Ao confirmar que deixaria o governo, na manhã de ontem, Tatiana Mendes alegou que não comentaria a decisão da governadora, por optar manter "o sigilo respeitoso", uma vez que foi comunicada em uma conversa pessoal com Rosalba Ciarlini. Nos bastidores, comenta-se que a exoneração da ex-consultora ainda é reflexo do comportamento do vice-governador Robinson Faria durante a interinidade no governo. Tatiana teria sido uma das "auxiliares" mais ativas na busca de uma "agenda positiva" para o vice-governador no período em que assumiu a titularidade do cargo.

Tatiana Mendes lembrou que foi nomeada em janeiro e acredita ter "desempenhado o papel" que lhe cabia. Afirmou também que se "esforçou para ser útil ao Estado". Ela disse ainda que vai retomar as atividades profissionais de advogada. Mesmo sendo considerada da cota do vice-governador, a ex-consultora do Estado era auxiliar próxima ao ex-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

José Marcelo Ferreira da Costa é procurador do Estado, órgão onde atua desde 2004. Esse não é o primeiro contato dele com a Consultoria. Durante o período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004, ele ocupou o cargo de consultor-geral do Estado adjunto.

Bate-papo

» Rosalba Ciarlini, governadora


Como a senhora pretende imprimir essa nova configuração do governo?

Estamos fazendo as modificações necessárias e até o final de semana espero concluir esse processo. Alguns órgãos precisam de consultas e pode demorar mais um pouco, mas nós esperamos finalizar tudo o mais rápido possível. Esse foi um fato que aconteceu de forma rápida, então nós estamos tentando agilizar tudo. É preciso considerar que a administração está continuando de forma normal. Não houve nada de descontinuidade e nós tivemos hoje (ontem) um dia bastante produtivo. Eu recebi o secretário Thiago Cortez (Justiça e Cidadania), que trouxe a notícia de que finalmente a penitenciária de Alcaçuz já está habitando 68 novos presos transferidos. Também conversei com o secretário de Saúde, que me reportou alguns encontros que teve em Brasília. O secretário de Planejamento e Finanças (Obery Rodrigues) me trouxe a questão do pagamento de pessoal, que vai acontecer normalmente a partir de sexta e tive também com o secretário da Gilberto Jales (Regularização Fundiária e Reforma Agrária), que conversou sobre algumas questões.

Como a senhora entendeu a saída do ex-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes?

Eu fiquei muito surpresa. Soube pelas informações que estavam no twitter, na internet. Vi esses comentários e na realidade fiquei surpresa. Só tenho a agradecer muito pelo trabalho que ele fez nos ajudando nesses primeiros anos de governo.

Com quem ficará a interlocução junto aos servidores públicos?

Essa questão já tinha sido assumida pelo secretário de Administração. Nós gostaríamos de ter uma mesa permanente de acompanhamento com relação a essas discussões. Então já tinha inclusive marcado desde a semana passada com esses Sindicatos. Esse trabalho continuará com a Administração e Gabinete Civil. E eu mesma atuarei quando achar necessário.

As últimas exonerações são de caráter político ou por questões administrativas?

Todas essas pessoas, sem exceção... Todos os cargos foram de pessoas indicadas pelo vice-governador, então se houve o rompimento é natural que haja mudanças. Está mais do que claro.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário