sábado, 22 de outubro de 2011

Thiago Pereira vence os 200m costas e se torna o maior brasileiro dos Pans

Nadador herda também a vitória no revezamento 4x100m medley e tem agora 12 medalhas de ouro, duas a mais que o mesa-tenista Hugo Hoyama

Por Lydia Gismondi
Direto de Guadalajara, México

Desde o início, parecia questão de tempo. Thiago Pereira chegou a Guadalajara com uma maratona de sete provas no calendário e o sonho de se tornar o brasileiro mais vencedor na história dos Pans. No caminho dele estava Hugo Hoyama, do tênis de mesa, que passou pela competição no México e chegou a dez ouros na carreira. Thiago alcançou a marca na quarta-feira, descansou na quinta e reinou na sexta. No último dia da natação, ele ignorou a altitude e venceu os 200m costas com seu melhor tempo no ano, 1m57s19. Chegou a 11 ouros em Jogos Pan-Americanos e, poucos minutos depois, herdou mais um, no revezamento 4x100m medley, por ter nadado as eliminatórias. Tem agora 12 medalhas douradas de Pans na coleção, e nenhum outro brasileiro pode dizer o mesmo.


Número 1: Thiago Pereira é o maior brasileiro dos Pans (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)

Leonardo de Deus, que já tinha vencido os 200m borboleta, não conseguiu voltar ao pódio no nado costas e chegou em quinto lugar, com 2m03s28. A prata ficou com o colombiano Omar Pinzon (1m58s31), e o bronze foi para o americano Ryan Murphy (1m58s50).

Thiago acena a caminho do pódio: mais um ouro (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)

- Finalmente acabou a semana. Não via a hora de este dia chegar. Não esperava nadar para 1m57s, é o meu melhor tempo. Fazia tempos que não baixava da casa de 1m58s. Fechei com ouro e com recorde pan-americano, não tem como não estar feliz. Não tinha como ter sido melhor - afirmou Thiago, aliviado com o fim da sequência de provas no México.

Para quem estava exausto com a maratona, Thiago aproveitou bem a quinta-feira de folga. Logo na primeira parte da prova desta sexta, ele já disparou na frente, deixando Pinzon para trás. Dali em diante não tomou mais conhecimento dos adversários e cruzou a piscina quatro vezes para fazer história. Apesar da altitude mexicana, o brasileiro fez seu melhor tempo do ano na prova. Dos 16 ouros do país em Guadalajara até agora, nove são da natação, e Thiago estava em seis deles.

Duas provas depois dos 200m costas, o Brasil caiu na piscina para o revezamento 4x100m medley. Thiago descansou e ficou na torcida, mas como tinha nadado as eliminatórias, também tem direito ao ouro. Com Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e Cesar Cielo, a equipe verde-amarela venceu a prova com autoridade, deixando americanos e argentinos para trás. Sem se molhar, Thiago pendurou o 12º ouro no pescoço e fechou sua participação em Guadalajara com seis vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário