segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Adriano substituiu Willian no final da partida e, mesmo ainda fora de forma, garantiu a virada do Corinthians

Tossiro Neto
São Paulo (SP)

Foi vencendo com virada memorável que o Corinthians reassumiu o topo do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo. Depois de sair atrás no placar do Pacaembu, com gol de Leonardo Silva, o Corinthians bateu o Atlético-MG por 2 a 1 graças aos atacantes Liedson e Adriano, que balançaram a rede aos 32 e aos 43 minutos da etapa final respectivamente, e tomou de volta a primeira colocação do Vasco.

Líder e vice-líder estão separados agora por dois pontos (67 cotra 65), restando dois jogos. No domingo que vem, o Corinthians visitará o Figueirense, em Florianópolis, ao passo que o Atlético (com 42 pontos) vai receber o Botafogo.

O clima nos arredores e no interior do estádio era de muita confiança antes do jogo por parte da torcida corintiana, que recebeu milhares de bastões infláveis de uma ação promocional e não ficou em silêncio em momento algum. A euforia foi crescendo e atingiu o auge durante o anúncio das escalações. Herói no meio de semana ao marcar o único gol da vitória sobre o Ceará, o meia peruano Ramírez foi um dos atletas mais ovacionados pelo público de mais de 38 mil presentes.

Entre os nomes anunciados no Atlético, surpresas. Cuca formou o time com um só homem de frente (André), deixando Neto Berola como opção no banco e colocando Serginho para reforçar o meio. Ao menos na etapa inicial, a estratégia visitante foi abdicar quase que totalmente do ataque e se preocupar em especial com a marcação dos armadores adversários.

Como o Atlético dava quase todo seu campo de ataque e buscava anular as ações de Emerson, Danilo e companhia, o Corinthians se viu na etapa inicial muitas vezes obrigado a sair jogando com seus zagueiros, Paulo André e Leandro Castán, o que não dava certo. A única boa chance da equipe da casa foi aos cinco minutos, quando Willian pegou rebote da entrada da área e bateu rasteiro, à esquerda do goleiro Renan Ribeiro.

Depois disso, todos os lances ofensivos corintianos esbarravam ou nos volantes ou na dupla de zagueiros do Atlético, que não teve trabalho com Liedson. O camisa 9, a propósito, aparentemente sofria mais uma vez com o cansaço físico e esteve apagado entre Réver e Leonardo Silva. O volante Paulinho, que poderia ser a surpresa, apareceu bem de trás uma única vez, tendo arriscado da entrada da área muito acima do travessão.

Mas se Renan Ribeiro efetivamente trabalhou pouco, Julio Cesar só teve que se movimentar para cobrar alguns tiros de meta. Ainda que, pelo lado direito da defesa Alessandro sofresse com as investidas do rápido Bernard, as raras de jogada de ataque do Atlético não davam em nada. "Está faltando caprichar no passe", advertiu o volante Pierre, no intervalo.

Por maior capricho atleticano ou desleixo corintiano, o time mineiro abriu o placar aos nove minutos do segundo tempo. Enquanto os zagueiros vacilaram, um zagueiro adversário, Leonardo Silva, aproveitou levantamento de Daniel Carvalho para, sem marcação dentro da área, cabecear e estufar a rede. O gol saiu segundos depois de a torcida vaiar erro de Danilo e gritar o nome de Alex. Quando a bola saiu, Tite atendeu o pedido e promoveu a alteração.

A partir daí, o Corinthians se desesperou. Tite sacou Willian para colocar em campo o ainda fora de forma Adriano, e o que se viu foi um festival de bolas alçadas para a área da equipe mineira, que por sua vez abusou da cera para esfriar qualquer reação rival. Apenas aos 32 minutos foi que o desespero deu lugar ao alívio: Alessandro arrancou pela direita, cruzou para o meio da área e viu Liedson desviar de cabeça para empatar.

Apoiado pela torcida, o Corinthians obviamente não se furtou de tentar a virada e continuou em cima do Atlético. Aos 43 minutos, acionado na ponta esquerda, Adriano bateu cruzado e venceu Renan Ribeiro para levar a fiel torcida à loucura no Pacaembu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário