sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Arquiteto revela detalhes da Arena do Dragão


O América apresenta hoje, para dirigentes, conselheiros, torcida e imprensa, a maquete eletrônica do projeto final da Arena do Dragão, seu tão sonhado estádio. Apesar de ser aprovado com louvor, algumas pequenas alterações precisaram ser feitas pelo arquiteto Ricardo Dantas, responsável pelo projeto. "A concepção arquitetônica é a mesma do projeto inicial, que é a construção de uma arena multiuso, com espaço para a instalação de palco para shows e serviços de restaurantes e bares. O que fizemos, foi apenas adequar pequenas coisas para essa primeira etapa da obra, que vai contemplar os camarotes e as cadeiras cativas. Mas, nada que mude a configuração inicial da Arena do Dragão", afirmou Ricardo Dantas.

Divulgação
Fachada imponente do futuro estádio do América chama atenção

Amanhã, em solenidade no Centro de Treinamento do América, será lançada a pedra fundamental da Arena do Dragão.

Serão quatro pisos para os camarotes, que ficarão instalados sobre as cadeiras cativas. Os restaurantes ficarão na área VIP do estádio, de frente para o campo. A imprensa vai ficar distribuída em 12 cabines, que podem aumentar para 20 unidades, de acordo com o arquiteto. "Tudo vai depender dessa primeira etapa da construção. A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2012 e seja inaugurada para comportar cinco mil torcedores. Para a temporada de 2013, queremos aumentar esse número para 10 mil americanos, já com as arquibancadas", disse Dantas.

No projeto, o estádio será construído na forma de "U". O espaço utilizado do terreno do CT será de 8 hectares. O planejamento inicial consiste na construção do estádio por módulos de 15 m, para facilitar a construção e adequar ela a realidade do clube. Serão estruturas pré-moldadas, com a capacidade para abrigar até 600 torcedores.

Os vestiários da comissão técnica vai ser independente dos atletas.

A construção da Arena do Dragão teve que ser acelerada pela demolição do antigo Machadão, que vai dar lugar a um estádio mais moderno para a Copa do Mundo de 2014, já que Natal é uma das sedes do Mundial. Como alternativa, o América vem mandando seus jogos no Nazarenão, em Goianinha, que só comporta seis mil torcedores. Na série B do Brasileiro, competição que os alvirrubros vão participar em 2012, a exigência mínima da Confederação Brasileira de Futebol é de estádios que comportem 10.500 torcedores, no mínimo.

Foi pensando na próxima temporada, que o atual presidente do América, Hermano Morais, em companhia do futuro mandatário rubro, Alex Padang e o prefeito de Goianinha, Júnior Rocha, participaram de uma reunião com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, para pedir uma maior celeridade nas obras de ampliação do estádio José Nazareno.

"A reunião foi muito proveitosa. A governadora pediu para que procurássemos Kátia Pinto, secretária estadual de infraestrutura, na segunda-feira, para viabilizarmos o projeto. Sei das dificuldades financeiras que o Estado vem passando, mas seria um vexame o América ter que disputar a série B em outro estado. Além do que, as obras no Nazarenão são apenas de complementação", finalizou Hermano Morais.

Estádio Frasqueirão fecha para um período de obras

Com a pausa no futebol, a direção do ABC começou algumas reformas no estádio Frasqueirão, já pensando na próxima temporada. A principal mudança vai ficar por conta da troca do gramado. As intervenções vão acontecer tanto, no Maria Lamas Farache, como também no centro de treinamento abecedista. "Estamos fazendo uma melhora no gramado do Frasqueirão. Estamos utilizando vários produtos para dar um novo visual ao campo de jogo. Vamos disputar várias competições e por isso, precisamos ter um gramado adequado, tanto para as partidas, quanto para os treinamentos", revelou Wilson Cardoso, vice presidente administrativo do clube.

Além do gramado, outros pontos do estádio vão passar por melhorias. Os alambrados que separam a torcida dos jogadores, vão passar por reformas, assim como os portões do Frasqueirão e as arquibancadas, que deverão receber uma nova pintura, já para a disputa do campeonato estadual.

Sobre a possibilidade de ampliação do estádio de Ponta Negra, o dirigente alvinegro negou que um projeto esteja sendo desenvolvido nesse sentido e que qualquer reforma para aumentar o Frasqueirão, só vai acontecer com alguma parceria financeira. "Não discutimos nada em relação a ampliação do Frasqueirão. Isso só vai acontecer se conseguirmos alguma parceria para ajudar na obra. O que estamos tentando fazer, é colocar um telão multimídia, para ficar no lugar do antigo placar eletrônico, que hoje em dia, não é mais usado. Vai ser um trabalho envolvendo o marketing do clube, mas não temos previsão de quando isso vai acontecer", antecipou Cardoso.

Em relação aos custos que o clube tem para manter o estádio Frasqueirão, nesse período sem jogos, o dirigente explicou. "É um custo muito caro manter o Frasqueirão. Só para se ter uma ideia, tirando os dias de jogos, o ABC gasta cerca de R$ 60 mil, mensal, para manter o estádio funcionando", finalizou.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário