terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Barcelona exalta Messi e seus feitos. Craque festeja


Barcelona (AE) - O Barcelona ainda comemora a conquista do seu segundo título mundial, garantido após a goleada por 4 a 0 sobre o Santos, no último domingo, em Yokohama, e segue contabilizando novos números históricos. Ontem, o clube espanhol exaltou o papel decisivo que Messi vem tendo nas seguidas finais que disputou pelo time, enquanto o argentino prova que é o melhor jogador do mundo na atualidade.

Por meio de nota publicada em seu site oficial, o time catalão destacou que Messi "quase nunca falha" em decisões. O clube enfatizou que o argentino marcou em nove de 11 finais da era Guardiola, tendo feito 15 gols ao total nestes confrontos. Este desempenho fantástico ajudou o Barcelona a assegurar 13 títulos nas últimas 16 finais que realizou. Ao balançar as redes duas vezes contra o Santos, Messi se tornou o primeiro jogador a fazer gols em duas decisões de Mundial de Clubes da Fifa. "Marquei contra o Estudiantes na final (do Mundial) de 2009, depois contra o Manchester United na final da Champions (Liga dos Campeões da Europa) e hoje (domingo) de novo É o tipo de partida que eu gosto de jogar", ressaltou.

Ao comemorar o seu segundo título mundial, o Barcelona exaltou nesta segunda que é o primeiro a ganhar duas vezes a competição depois que ela passou a ter a chancela da Fifa. De quebra, o clube lembrou que Messi foi o primeiro a ser eleito duas vezes o melhor jogador de uma final, feito que também conseguiu em 2009, contra o Estudiantes. Ao prosseguir os festejos pela conquista do seu bicampeonato, o Barcelona destacou em seu site também que o título do último domingo "acabou com a maldição" contra rivais brasileiros em finais de Mundiais no Japão. Jogando pelo título no país, o clube foi derrotado pelo São Paulo na decisão de 1992 e pelo Internacional na de 2006 - a final de 2009, contra o Estudiantes, foi disputada em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. E o clube destacou que o fim desta "maldição" ocorreu com grande supremacia no último domingo. Entre os fatos que destacou nesta segunda estão a posse de bola de 72% diante do Santos na decisão, na qual o time brasileiro ainda viu seu rival dar 881 passes, contra apenas 256 da equipe de Muricy Ramalho.

Além de exaltar os próprios feitos e o de seus jogadores, o Barcelona destacou ontem a repercussão internacional positiva após a goleada sobre o Santos. O clube enumerou manchetes de jornais de todo o mundo. A começar pelos espanhóis, com o AS estampando "O Rei Barça", com o Marca chamando o time de "O Rei do Mundo" e o Sport exaltando os jogadores como "Deuses" contra o Santos, fazendo uma brincadeira com o nome do time brasileiro, o Barcelona festejou o feito de forma efusiva.

Santos vai iniciar 2012 em baixa



Tóquio (Japão) - Gazeta Press - O resumo da temporada do Santos foi brilhante. Sensação do futebol brasileiro, o time conquistou o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores. Na ultima exibição de 2011, no entanto, perdeu de goleada para o Barcelona e se contentou com o vice-campeonato mundial no Japão. Ainda que tenha sido para a melhor equipe da atualidade, a derrota deixa a virada de ano em baixa, embora ninguém admita.

"Para o time que perdemos, não vai haver impacto nenhum. A gente tem que saber que jogamos três finais neste ano e vencemos duas. Isso é importante saber, mas é claro que muita gente esquece", disse o técnico Muricy Ramalho - que recentemente estendeu seu contrato com o clube até o fim de 2012 -, eximindo-se de responsabilidade direta pelos 4 a 0 sofridos em Yokohama.

O planejamento para a próxima temporada está traçado. Pelo fato de a atual ter sido alongada em virtude da disputa do Mundial, os jogadores titulares receberão férias de um mês e só se apresentarão na segunda quinzena de janeiro. Nesse meio tempo, a comissão técnica dará oportunidade a reservas e atletas das categorias de base de iniciar o Campeonato Paulista, começando do zero nova tentativa de retornar ao Japão como campeão sul-americano. "É difícil ficar explicando a derrota para o Barcelona. Eles têm jogadores de qualidade, que não guardam posição e rodam demais a bola. Agora temos que trabalhar para no ano que vem estar aqui de novo", concluiu.

TN/Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário