domingo, 25 de dezembro de 2011

Henrique faz balanço de atividade parlamentar

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, aproveita o início do recesso parlamentar para agradecer aos seguidores do mandato que o acompanham nas mídias sociais. A interatividade no exercício da atividade parlamentar, através das mídias sociais. A interatividade foi uma das marcas do parlamentar, que está no 11º mandato. O balanço do 41º ano de trabalho como deputado federal é extremamente positivo. Henrique Alves, que comanda uma bancada de 80 deputados, destacou a prestação de contas anual do trabalho da Câmara dos Deputados, feita pelo presidente Marco Maia, por sugestão do líder do PMDB.

arquivo/TN
Henrique Alves fez da articulação e da conciliação a marca da liderança do PMDB na Câmara

Em 2011 foram aprovados 637 projetos, sendo 144 em plenário e 493 conclusivos nas 20 comissões temáticas permanentes. Todos eles tiveram a participação do líder, responsável pela indicação e orientação dos membros do PMDB nas comissões, presidência e relatoria das matérias que couberam ao partido. As comissões especiais e frentes parlamentares também contam com a participação do PMDB.

Henrique ressaltou o papel que exerce sobre a bancada e a união do grupo quando estão em jogo assuntos de interesse do Brasil e do governo, do qual o PMDB é o principal aliado com a participação do vice-presidente da República, Michel Temer. Ressaltou ainda votações importantes com a presença decisiva do PMDB como a nova política do salário mínimo, a emenda 29 (SUS) e a Desvinculação de Receitas da União.

Henrique Alves atuou diretamente na ampliação do teto do supersimples e abertura do sistema simplificado de impostos para novas categorias, além de participar ativamente da comissão que busca um acordo para a partilha dos royalties do pré-sal, matéria da qual o líder foi o relator, bem como da 1ª etapa do programa Minha Casa Minha Vida, ampliando o benefício da moradia para municípios com menos de 50 mil habitantes.

A liderança partidária, baseada na articulação e na conciliação, possibilitou um acordo para a votação do novo Código Florestal na Câmara, assegurando atividades econômicas com a extração do sal e criação de camarão em cativeiro. Na última votação de dezembro, ele acompanhou a aprovação da PEC 270 que recompôs os proventos das aposentadorias por invalidez.

Em reunião do PMDB, Henrique Alves foi escolhido antecipadamente, por aclamação, líder do partido pela sexta vez para o exercício de 2012. Já uma pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), aponta que o líder peemedebista é o 4º parlamentar mais influente em matéria de articulação política. Acima dele, na opinião dos "100 Cabeças do Congresso Nacional", só estão os deputados Marco Maia (PT-RS) e Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o senador José Sarney (PMDB-AP).

A atuação parlamentar do deputado é intensa, também, em defesa do Rio Grande do Norte. Segundo ele, a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é estratégica. O empreendimento vai proporcionar para a região metropolitana de Natal cerca de 20 mil empregos na sua operação. "Vamos ter geração de emprego e o aeroporto será a porta de entrada do Rio Grande do Norte", disse.

Recentemente ele acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini, em audiência no Ministério da Integração Nacional para reivindicar a liberação de emendas parlamentares para as obras das barragens de Oiticica (Jucurutu), Poço de Varas (Coronel João Pessoa), Bujari (Nova Cruz) e Pedra Branca (Angicos). "São obras hídricas importantes que precisam do apoio do governo federal", lembrou.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário