sábado, 7 de janeiro de 2012

Ensino Médio Inovador é ampliado para mais 19 escolas

Programas educacionais que buscam sair do ensino convencional e sem maiores atrativos começam a dar resultados e, consequentemente, se expandirem na rede pública. Um dos principais exemplos dessa demanda de programas é o Ensino Médio Inovador. Implantado em 2010 em onze escolas estaduais, o programa está sendo ampliado no início deste ano para mais dezenove e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Emanuel Amaral
Escola Estadual Anísio Teixeira já integra o programa Inovador

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa, feito em parceria com o governo federal, é desenvolvido no Estado pela Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC.

As dezenove escolas estaduais que passam a oferecer o Ensino Médio Inovador estarão presentes, por meio de seus gestores e coordenadores pedagógicos, a um Encontro no Auditório Angélica Moura da SEEC nesta segunda-feira (9), ás 9h, para receberem o repasse das propostas curriculares do programa. As propostas privilegiam prática pedagógica que leve em consideração um currículo dinâmico e flexível, contextualizado, compatível com as exigências da sociedade. As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana - cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

As novas Escolas Estaduais com Ensino Médio Inovador serão: Escola União do Povo da Cidade Nova (Natal), Ana Júlia de Carvalho Mousinho (Natal), Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Natal), Dom Nivaldo Monte (Parnamirim), João Tibúrcio (Goianinha), Francisco Barbosa (São José do Mipibu), Rosa Pignataro (Nova Cruz), Maurício Freire (São João do Potengi), Interventor Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim), Professor Francisco de Assis D. Ribeiro (Santa Cruz), Francisco Veras (Angicos), Aristófanes Fernandes (Santana do Matos), Teônia Amaral (Florânia), Professora Calpúrnia Caldas Amorim (Caicó), Juscelino Kubitschek (Assú), Professor Antônio Dantas (Apodi), Escola 11 de Agosto (Umarizal), Gilney de Souza (São Miguel) e Doutor José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros). Já integram a rede do Ensino Médio Inovador: Escola Professor Anísio Teixeira (Natal), Antonio Pinto (Natal), Pedro II (Lajes), Tristão de Barros (Currais Novos), Desembargador Silvério Soares (Areia Branca), Manoel João (Mossoró), Aída Ramalho (Mossoró), Moreira Dias (Mossoró), Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró), Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e Gov. Dix-Sept Rosado (Mossoró).

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário