terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governadora afirma que obra da Arena está em dia.

Para Rosalba, Valcke cometeu gafe

Preocupada com o arranhão provocado a imagem do RN causado pelas recentes declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, dando conta de que os preparativos de Natal para a Copa de 2014 estão bastante atrasados, a governadora Rosalba Ciarline abriu a semana de trabalho no canteiro de obras da Arena das Dunas. A chefe de estado mostrou toda insatisfação com o fato, que considerou como uma espécie de gafe, e na tentativa de desfazer qualquer mal-entendido distribuiu o cronograma da obra à imprensa para comprovar que a situação está dentro de controle, sem motivos para maiores preocupações.


"Não há nenhum motivo de preocupação. A obra segue o ritmo planejado, de acordo com o cronograma que foi apresentado à Fifa em janeiro de 2011 e que inclusive foi aprovado pela entidade. Se compararmos com as cidades que começaram as obras antes de nós, realmente há um atraso, mas estamos cumprindo nosso cronograma rigorosamente, segundo o qual a Arena das Dunas estará pronta em dezembro de 2013", afirmou Rosalba. "Fiquei revoltada com a afirmação do secretário da Fifa, ele não tinha o direito de expor tanto a imagem do nosso estado sem razão para tanto", reclamou a governante.

Dentro da OAS, empresa líder do Consórcio Arena das Dunas e que está envolvida na construção da Arena Fonte Nova, em Salvador, existe também a dúvida sobre os dados que o representante da Fifa utilizou para criticar o andamento do projeto potiguar. "Não se pode simplesmente comparar os atuais estágios dos projetos. A Fonte Nova, por exemplo, iniciou 14 meses antes que a Arena das Dunas, até porquê o estádio deles terá de ser entregue um ano antes. Para se realizar uma observação desse tipo tem de se pegar um retrato da Arena das Dunas com 14 meses de construção e fazer um comparativo com o que está sendo visto na Fonte Nova hoje. Se existirem na Bahia algo a mais que no RN, realmente estaríamos atrasados", argumentou o engenheiro André Lima.

Embora considerada áspera, a declaração de Jérôme Valcke não irá provocar qualquer tipo de alteração no ritmo de construção da Arena das Dunas. O consórcio responsável pelo projeto só pretende implantar o terceiro turno de trabalho a partir de julho. "Não se pode fazer milagres em grandes construções, a obra segue o ritmo normal e no atual estágio não existe motivo, nem trabalho para abrigar um número maior de operários. Isso só será necessário quando a fábrica de pré-moldados começar a funcionar. Hoje ela se encontra em fase de implantação", explicou o secretário Demétrio Torres, da Secopa. A etapa de construção sofreu mais um avanço com o início da concretagem das coroas ontem. Essas estruturas é que vão servir como suporte aos pilares de sustentação da parte externa do estádio.

Segundo Demétrio, quem possui apenas uma visão superficial da atual etapa de construção, pode pensar que a evolução está sendo lenta. Mas o secretário ressalta que os ganhos e o avanço chegam a 35 dias. "Esse serviço de estacamento que estava previsto para iniciar em março, foi mais uma etapa que conseguimos antecipar. Nós já temos 600 estacas enterradas no terreno, de um total de 3.100, ou seja, temos 20% do serviço concluído antes período previsto para o início no cronograma oficial. Se estamos ganhando etapas, como é que podem sugerir atraso neste projeto", frisou o responsável pela Sacopa.

"Nós concluímos a fixação das estacas do lado sul, devemos concluir o lado norte até a próxima quinta-feira e na segunda-feira iremos começar a implantação das estacas no setor oeste, que por ser bem maior que os dois primeiros demandará de um pouco mais de tempo, assim como o setor leste. Presumo que cada etapa dessa deva consumir em torno de 45 dias de trabalho", explicou André Lima.

Dos trabalhos realizados no canteiro de obras, o de demolição e o de tratamento e gerenciamento de resíduos é o considerado mais adiantado, eles que estavam previstos para acabar em março, já estão próximos do fim. Por enquanto, Demétrio Torres disse que o projeto percorre o caminho crítico, onde uma etapa não pode iniciar sem que outra tenha sido concluída, mas acredita que com os avanços alcançados, a arena poderá ser entregue com alguma antecedência para que seja efetuada a fase de testes finais. De acordo com o cronograma, o novo estádio só será liberado no dia 31 de março de 2014.

Valcke muda opinião sobre preparo do Brasil

O secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke já definiu o roteiro que irá realizar na nova visita de inspeção que fará ao Brasil. As cidades que vão receber a comitiva serão Recife, Brasília e Cuiabá. O ciclo vai se repetir a cada dois meses até o início do Mundial de 2014. Além do secretário a comitiva irá contar com as presenças de Ronaldo Nazário e Pelé, representando, respectivamente, o Comitê Organizador Local (LOC) e o governo brasileiro.

Após a primeira passagem pelo Brasil, Valcke mudou de ideia em relação aos trabalhos desenvolvidos pelas autoridades locais nos preparativos para receber o mundial. Em relatório escrito para entidade que controla o futebol, o secretário destacou o seguinte: "Estou cheio de boas impressões e satisfeito com o resultado promissor. Pela primeira vez, conseguimos ter uma verdadeira noção do que está acontecendo nas diferentes sedes no Brasil. Assim, não precisamos mais nos basear apenas em informes de avaliação", ressaltou.

Jérôme Valck disse ainda que os artigos negativos na imprensa nos últimos meses quase o fizeram duvidar de que os brasileiros realmente queriam sediar a Copa do Mundo.

TECNOLOGIA

Desfeito o clima de desconfiança, a Fifa já anunciou que a Copa de 2014 será marcada pela entrada da tecnologia eletrônica no futebol. A partir do Mundial no Brasil as bolas serão equipadas com um chip, que irá detectar quando a bola superar a linha de gol. Também serão colocadas câmeras, que indicarão se a bola entrou. A confirmação foi feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em entrevista à revista alemã Kicker. "No Brasil, teremos a tecnologia para a linha de gol", garantiu o cartola.

Blatter explicou que os árbitros receberão, no exato momento em que a bola ultrapassar a linha, um sinal sonoro "avisando" sobre a marcação do gol. O uso da tecnologia está na pauta da reunião da International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, nos próximos dias 2 a 3 de março. O dirigente recordou o gol não validado feito pelo inglês Lampard, no jogo contra a Alemanha, para explicar a novidade.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário