sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caso Eloá: defesa de Lindemberg convoca Sônia Abrão e mais cinco jornalistas como testemunhas

Débora Melo
Do UOL, em São Paulo


A apresentadora Sônia Abrão, que causou polêmica ao entrevistar Lindemberg Alves enquanto ele mantinha a ex-namorada Eloá Pimentel em cárcere privado, foi arrolada pela defesa do acusado como testemunha no caso. A entrevista, ao vivo, foi ao ar em seu programa na RedeTV! no dia 15 de outubro de 2008 --o sequestro, que durou quase cem horas, terminou dois dias depois, com a morte da jovem.

O julgamento de Lindemberg --que vai a júri popular-- está marcado para a próxima segunda-feira (13), no Fórum de Santo André, no ABC paulista. Também foram convocados pela defesa o jornalista Roberto Cabrini, do SBT, e outros quatros profissionais da imprensa. A informação foi passada pela promotora do caso, Daniela Hashimoto, nesta sexta-feira (10).

Thiago Bernardes/UOL
Nayara sai do apartamento após participar da reconstituição do assassinato de Eloá

A defesa de Lindemberg vai convocar 14 testemunhas no total. Questionada se a convocação dos jornalistas é uma estratégia para tentar responsabilizar a imprensa pela morte de Eloá, a promotora preferiu não opinar e disse apenas que “pode ser”. Mais cedo, no entanto, a promotora disse que a estratégia da defesa deverá ser a de chamar a atenção para outros acontecimentos durante o cárcere privado. “[A defesa] vai tentar desviar o foco da conduta dele [Lindemberg] para questões periféricas, tentando jogar a culpa na mídia, por exemplo”, disse Daniela.

De acordo com a promotora, a legislação prevê que que as testemunhas que não residem na cidade onde acontece o julgamento não são obrigadas a comparecer. A assessoria de Sonia Abrão informou que a apresentadora não vai ao julgamento porque não foi intimada e, ainda, porque não tem obrigação de ir. Já o SBT, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou a convocação e informou que o jornalista Roberto Cabrini irá ao julgamento.

As testemunhas de acusação convocadas pelo Ministério Público são cinco: Nayara Rodrigues, amiga de Eloá que também foi feita refém e levou um tiro no rosto; Vitor Lopes de Campos e Iago Vilela de Oliveira, amigos de Eloá que estavam no apartamento dela quando Lindemberg o invadiu; Ronicson Pimentel, irmão mais velho da vítima; e sargento Atos Valeriano, que participou da negociação para libertação das reféns e também foi baleado.

O réu é acusado de cometer 12 crimes, entre eles homicídio duplamente qualificado por motivo torpe, tentativa de homicídio (contra Nayara e contra o sargento), cárcere privado e disparos de arma de fogo. Se condenado, a pena total pode variar de 50 a 100 anos de prisão, aproximadamente.

Entenda o caso
Inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg Fernandes Alves, 25, invadiu o apartamento de Eloá Cristina Pimentel, 15, no segundo andar de um conjunto habitacional na periferia de Santo André, na Grande São Paulo, no dia 13 de outubro de 2008. Armado, ele fez reféns a ex-namorada e outros três amigos dela, que estavam reunidos para fazer um trabalho da escola.

Em mais de cem horas de tensão, Lindemberg chegou a libertar todos os amigos, mas pediu que Nayara Rodrigues, 15, retornasse ao cativeiro, no ponto mais polêmico da tragédia.

Em depoimento, Nayara afirmou que, após ter sido liberada, foi procurada por policiais que queriam que ela tentasse convencer Lindemberg a libertar Eloá pelo telefone. Ela, então, os acompanhou até o local do sequestro e foi orientada pelo rapaz ao celular a subir as escadas. Nayara disse que Lindemberg prometeu que os três desceriam juntos mas, quando chegou à porta, viu que ele estava com a arma apontada para a cabeça de Eloá. Lindemberg então puxou Nayara para dentro do apartamento e não a libertou mais.

Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) invadiram o apartamento, afirmando que ouviram um estampido do local. Em seguida, foram ouvidos tiros. Dois deles atingiram Eloá, um na cabeça e outro na virilha, e outro atingiu o nariz de Nayara. Eloá morreu horas depois.

Tiro foi da arma de Lindemberg, afirma promotor
O laudo que comprova que as balas que mataram a jovem Eloá Pimentel foram disparadas pela arma de Lindemberg será um dos principais trunfos da acusação no julgamento marcado para começar na próxima segunda-feira (13), no Fórum de Santo André, no ABC Paulista. A informação foi dada ao UOL por José Beraldo, advogado criminalista contratado pela família da vítima e assistente da promotora Daniela Hashimoto.

"Até agora, o réu assumiu a postura de não abrir a boca. A previsão, no entanto, é que dessa vez ele fale e negue que o disparo tenha sido feito por sua arma", prevê Beraldo. O advogado afirma que a defesa pode seguir pela linha de que o crime tenha sido cometido em legítima defesa ou mesmo passional. Ele, no entanto, garante que a acusação vai defender a ideia de que o crime foi premeditado. Na opinião do criminalista, Lindemberg já invadiu a casa de Eloá com a intenção de matá-la. "E por isso que vamos lutar para que ele pegue a pena máxima."

Imbróglio judicial
A primeira audiência do caso, realizada em janeiro de 2009, decidiu que Lindemberg iria a júri popular, inicialmente marcado para fevereiro de 2011. Foram quase dez horas de depoimentos --cinco testemunhas de acusação e nove de defesa. A primeira a ser ouvida foi Nayara Rodrigues, que afirmou que o ex-namorado de Eloá entrou no apartamento com a intenção de matar. Já Lindemberg permaneceu em silêncio.

A advogada de defesa Ana Lúcia Assad, no entanto, pediu a anulação do interrogatório alegando cerceamento de defesa. E por reconhecer que houve falhas no procedimento, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) aceitou o pedido e anulou a audiência realizada em 2009.

O processo foi recomeçado em março de 2011. Todas as testemunhas foram ouvidas novamente. E em agosto de 2011, a Justiça de Santo André confirmou que Lindemberg deveria ir a júri popular.

(Com Larissa Leiros Baroni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário