domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cordel potiguar no carnaval de SP e RJ



Higo Lima
Da redação

Quem conferiu o desfile do grupo especial das escolas de samba de São Paulo não deve ter estranhado um pouco de familiaridade com o samba-enredo da Gaviões da Fiel. Isso por dois motivos: primeiro porque tema foi em homenagem a trajetória de vida do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Que sua história de vida é bastante conhecida do povo brasileiro, isso ninguém tem dúvida. A novidade é que dessa vez ela foi contada sob as fortes batucadas de uma legítima bateria de samba de uma escola e ainda com uma inspiração no cordel. Um dos livros que serviu de inspiração e fonte de pesquisa pra esmiuçar a vida de Lula contada em alas carnavalescas foi "Lula na Literatura de Cordel", escrito pelo jornalista e cordelista potiguar Crispiniano Neto.

O primeiro contato entre o potiguar e a direção da escola paulista foi ainda em meados do ano passado, quando o diretor Igor Cameiro convidou Crispiniano para visitar o barracão, no bairro Bom Retiro e, lá, os primeiros causos e detalhes da biografia começaram a ser compartilhados. "Fiquei muito honrado com o convite e, mesmo não sendo ligado ao futebol nem ao carnaval, desloquei-me a São Paulo, a convite da Escola Gaviões da Fiel", confessa o potiguar.

A escola entrou no sambódromo com o tema "Verás que um filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação", um jogo de palavras tendo com base o trecho do Hino Nacional ("Mas, se ergues da justiça a clava forte,/Verás que um filho teu não foge à luta,/Nem teme, quem te adora, a própria morte", diz a estrofe). Já a substituição da palavra "teu" por "fiel" é uma referência à torcida do Corinthians, a qual a escola de samba é vinculada.

Porém, antes mesmo da escola entrar no sambódromo na madrugada de ontem para hoje, a contribuição de Crispiniano para a composição do projeto ia além do livro como fonte de pesquisa. "Fui convidado a descrever cada fantasia apresentada naquela ocasião em versos da literatura de cordel", ressalta ele. E o clima já era de otimismo antes mesmo da primeira passista entrar na avenida
Crispiniano, que manteve constante contato com a equipe paulista, descreve que "a estrutura da escola Gaviões da Fiel é grandiosa e tem tudo para ganhar o carnaval paulista de 2012. Esse casamento do cordel com o samba está dando certo". O resultado será conhecido na quarta-feira, com a tradicional contagem dos pontos transmitida pela Rede Globo de Televisão.

Até o final da tarde de sexta-feira, quando fechamos essa reportagem, ainda era incerta a participação do ex-presidente na escola. O que se tinha de oficial era a recomendação da equipe médica para que ele não saísse. Lula está se tratando de um câncer e, devido às sessões de radioterapia necessárias no tratamento, a imunidade do ex-presidente está muito baixa.

Mesmo assim, Crispiniano Neto esteve no barracão da escola na última quinta-feira à tarde e repassou que estava sendo montado um carro com um suporte todo revestido de vidro (similar ao veículo preparado para as visitas do Papa). "Havia uma expectativa de que o carro fosse montado para o Presidente. A equipe médica recomendou que ele não fosse devido à exposição ao sereno e ainda o assédio que seria muito grande e isso não é bom quando se está com a baixa imunidade".

Cordel ganha destaque hoje no grupo especial do Rio de Janeiro

O destaque potiguar no carnaval sulista também envolve as escolas de samba grupo especial carioca. A Salgueiro entra na avenida na madrugada de hoje e o tema do enredo será a Literatura de Cordel. Nessa homenagem ao gênero literário, um carro foi reservado para reunir todos os poetas acadêmicos.

Porém, os dois integrantes potiguares na Academia Brasileira de Literatura de Cordel não puderam estar presente. Antônio Francisco explicou que recebeu o convite da direção ainda no ano passado, quando a direção fechou o tema. "Ainda cheguei a pensar em ir, mas depois resolvi não comparecer porque é uma maratona muito grande e tenho me sentido meio cansado", explica Antônio Francisco.

Já o poeta e jornalista Crispiniano Neto, também ressalta que recebeu formalmente o convite por meio da Academia, mas, até o fechamento desta edição, ainda não sabia se iria ter condições de comparecer. No ano passado, o Jornal de Fato noticiou na Revista Domingo a presença do Cordel nos grupos especial do carnaval sulista. Àquela época, Crispiniano destacava a repercussão do gênero em um dos eventos mais importantes do país.

"Isso mostra o bom momento da literatura de cordel, que vem ampliando a sua presença em eventos literoculturais. O cordel já está ganhando espaços específicos nas principais bienais do país fora da região Nordeste, sem falar que as escolas estão aplicando e estudando os folhetos nas escolas e há mais de vinte editoras nacionais (sem citar as editoras artesanais) que estão publicando o cordelismo, ou seja, a literatura de cordel em formato de livros ilustrados", ressaltava.

A Salgueiro entra na avenida na madrugada de hoje com o tema "Cordel branco e encarnado". O resultado da escola campeã será conhecido na quarta-feira, quando também será transmitido pela Rede Globo a contagem dos pontos. "Mesmo que a escola não ganhe, mas o Cordel é o grande campeão porque começamos a ganhar destaque fora do Nordeste. Teve uma novela da Globo (Cordel Encantado) que divulgou essa arte e agora um evento que o mundo todo conhece tratando do assunto", defende Antônio Francisco com muito entusiasmo a escolha do tema.

*Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário