terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ex-ministro acusado de irregularidades participa de 1ª reunião do Conselho Político com Dilma

Camila Campanerut
Do UOL, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff coordenou nesta terça-feira (14), no Palácio do Planalto, a primeira reunião do Conselho Político para tratar das prioridades do governo nas votações do Congresso Nacional.

O encontro contou com a presença do presidente do PDT e o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, um dos setes ministros do governo Dilma a deixar sua pasta por suspeitas de irregularidades.

“Saio como entrei: com a cabeça erguida, com a consciência de que fiz o meu melhor”, disse Lupi ao ser questionado se estava constrangido de participar da reunião.

Segundo Lupi, a presidente pediu que as eleições municipais deste ano não atrapalhem a relação entre os partidos da base aliada.

A presidente Dilma Rousseff faz a 1ª reunião de 2012 do Conselho Político, formado por líderes e presidentes dos partidos da base aliada, em Brasília. Na pauta, a definição dos projetos prioritários que o governo quer aprovação no Congresso Nacional. Os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Michel Temer também participam. Roberto Stuckert Filho/PR

Das prioridades já declaradas para o ano estão a votação do projeto que cria o Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos), a reforma do Código Florestal e a Lei Geral da Copa.

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente, Michel Temer, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Miriam Belchior (Planejamento).

Os líderes do governo no Congresso, os senadores José Pimentel (PT-CE) e Romero Jucá (PMDB-RR), e o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) também participaram.

Os 15 partidos que compõem a base aliada também estavam presentes, com seus respectivos presidentes e líderes no Congresso. São eles: PT, PMDB, PSB, PSC, PP, PDT, PTB, PR, PCdoB, PRTB, PRB, PTdoB, PRP, PSL e PHS. A reunião segue e ainda não há detalhes sobre os assuntos discutidos.

PR
O PR, partido do senador Alfredo Nascimento e ex-ministro dos Transportes, deixou a base governista em agosto do ano passado, quando ele saiu da pasta após uma série de acusações de corrupção. No entanto, desde o final do ano passado, líderes da legenda já demonstravam disposição de negociar um retorno à base.

Uma reunião prevista para esta tarde com os líderes do partido, o deputado Lincoln Portella (MG) e o senador Blairo Maggi (MT), e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pode selar o retorno do PR ao grupo de aliados do governo federal.

*UOL.Notícias.Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário