quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mocidade Alegre é declarada campeã do Carnaval de São Paulo após confusão na apuração

Do UOL, em São Paulo

Após confusão durante a apuração das notas dos desfiles do Grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba decidiu manter as notas divulgadas até o momento da interrupção e, no final da noite desta terça (21), declarou a escola Mocidade Alegre campeã do Grupo Especial de 2012. As escolas Camisa Verde e Branco e Pérola Negra foram rebaixadas.

A Liga se baseou no artigo 29 do regulamento, que define que, na falta de uma nota em alguma categoria, a nota maior deve ser repetida -- este critério dá o título do campeonato à Mocidade, que estava a apenas uma nota 9,9 do título no momento da interrupção, seguida de Rosas de Ouro e Vai-Vai.

Após confusão e confirmação no final da noite de terça, Solange Bichara Rezende, presidente da Mocidade Alegre, chega à quadra da escola na madrugada de quarta-feira com a taça de campeã (22/2/2012) Julia Chequer/Folhapress

Quando a confusão começou, a escola Mocidade Alegre estava na frente, seguida pela Rosas de Ouro e Vai-Vai. Faltavam apenas duas notas do último quesito, Comissão de Frente, para sair o resultado da vencedora do Carnaval

Realizada nesta tarde, no Sambódromo do Anhembi, a apuração foi paralisada depois que um um homem invadiu a área reservada aos jurados e rasgou as cédulas com as últimas notas. Houve tumulto, incêndio e detenções

Desde então, presidentes das 14 escolas do Grupo Especial estavam reunidos para analisar que providências seriam tomadas. De acordo com Carlos Alberto Praça, assessor de imprensa da Liga, houve uma votação de sete votos a cinco em favor de manter o resultado das notas lidas até a interrupção.

Veja como ficou o placar da apuração

As escolas que não concordaram com a decisão são: Vai-Vai, Rosas de Ouro, Pérola Negra, Camisa Verde e Branco e Império de Casa Verde (agremiação a que supostamente pertence o homem detido em flagrante por invadir e rasgar as notas).

Polêmica no júri
"A Mocidade levou, mas não ganhou. Alguns presidentes não votaram. Fomos contra não terminar a leitura dos votos", disse o presidente da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão, acrescentando que um dos pontos de discórdia foi uma troca de jurados de última hora. "Achamos muito estranha a situação de troca de jurados que houve na quinta de Carnaval, jurados que justamente deram 10 para a Mocidade e tiraram pontos de outras escolas", disse.

Logo após a confusão, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara Rezende, confirmou ao UOL que houve divergências com relação a nomeação dos jurados. "A questão é como foi feita a escolha dos jurados este ano."

Em 2012, a seleção para jurados de Carnaval sofreu mudanças. Foi aberto concurso público para o cargo, o que causou a insatisfação de alguns membros de escola de samba.

Antes do início da apuração, houve uma reunião entre os diretores das escolas para discutir a substituição de dois jurados às vésperas da primeira noite de desfiles, sexta-feira. A mudança desagradou alguns dirigentes, mas o consenso ao final da reunião foi de que as notas dos jurados substitutos não seriam descartadas.

Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, anuncia a Mocidade Alegre como campeã do Carnaval 2012no final da noite de terça-feira (21)

Octacampeonato

Mesmo tendo enfrentado um incêndio que danificou dois carros e algumas esculturas, em janeiro, a Mocidade Alegre conquistou seu oitavo título do Carnaval paulistano com um desfile de grande precisão técnica e ritmo, na segunda noite de apresentações.

O samba-enredo da escola campeã celebrou o centenário do escritor Jorge Amado (nascido em 10 de agosto de 1912): “Ojuobá – No Céu, os olhos do rei... Na Terra, a morada dos milagres... No Coração um Obá muito Amado!”.

Os carnavalescos Márcio Gonçalves e Sidnei França usaram a obra “A Tenda dos Milagres”, escrita por Jorge Amado em 1969, como inspiração para construir um enredo em prol da liberdade e da luta contra todos os tipos de preconceito.

Sétima colocada em 2011, a escola do Bairro do Limão, na zona norte da cidade, contou com 3.500 integrantes divididos em cinco carros e 25 alas.

Fundada em 24 de setembro de 1967, a Mocidade Alegre conquistou anteriormente os títulos de 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007 e 2009.

O anúncio tardio do título atrapalhou a festa de comemoração que estava preparada na quadra da escola. Quando finalmente a decisão da Liga foi tomada, praticamente não havia mais integrantes no local.

Ainda nesta terça-feira, foi anunciado o resultado da apuração dos desfiles do Grupo de Acesso. O título foi para a Nenê de Vila Matilde
, e o vice-campeonato ficou com a Acadêmicos de Tatuapé. Ambas devem desfilar no Grupo Especial em 2013.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade Alegre exibe estandarte da escola durante desfile no Anhembi na madrugada de domingo (19/2/12) Mais Alexandre Schneider/UOL

*UOL.Carnaval 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário