terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Proteína identificada é promessa no tratamento do câncer, diz estudo

Pesquisadores encontram proteína que ajuda na progressão do tumor. Pesquisa foi focado em enzima encontrada no câncer de cérebro

Um grupo de pesquisadores liderado por Joan Seoane, doutor e diretor de pesquisas no Instituto de Oncologia Vall d'Hebron, publicou no último domingo (19) um artigo identificado a proteína USP15, que é uma promessa para o tratamento do câncer. O estudo foi publicado na revista "Nature Medicine".

Foram anos de estudo do glioblastoma, um tipo de câncer do cérebro que é comum e bastante agressivo -apesar disso, a proteína também pode ser vista ativa em outros tipos de câncer, como o de mama ou o de ovário. Segundo os pesquisadores, a USP15 promove a progressão do tumor ao ativar um caminho chamado TGFβ, que permite que a doença "escape" das investidas do sistema imune da pessoa.

O artigo batiza a USP15 de "termostato biológico" dentro da cadeia que ativa o TGFβ. Assim como um termostato regula a temperatura de um ambiente, o USP15 controle e corrige as atividades do TGFβ, diz o comunicado divulgado sobre o estudo.

De acordo com os pesquisadores, a estabilidade da proteína é regulada pela eliminação ou agregação de pequenas proteínas, que estabelecem quais moléculas devem ser eliminadas. Esse processo é regulado por enzimas como a USP15.

Um dos problemas envolvendo a USP15 acontece quando o gene da enzima é amplificado após mutações genéticas e ela é produzida em excesso. O "termostato biológico" fica quebrado e há uma superativação da cadeia do TGFβ.

O potencial terapêutico da identificação da USP15 está na inibição da proteína. "Quando inibimos a USP15 em um modelo de glioblastoma humano, a atividade do TGFβ caiu e o tumor não se desenvolveu. Esse tipo de proteína pode ser facilmente desativada e, por isso, é um bom alvo para o tratamento", explicou Seoane, em comunicado divulgado sobre a pesquisa.

*Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário