sábado, 11 de fevereiro de 2012

Top da semana

por Mauricio Stycer

Engana-se quem diz que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Ao menos em 2012, as coisas esquentaram bem antes com greves de policiais na Bahia e no Rio de Janeiro. O deputado federal Romário reclamou da falta de ação em Brasília, mas Dilma Rousseff nomeou como ministra uma defensora da liberação do aborto. E a "Folha" localizou o fotógrafo que fez a infame foto de Vladimir Herzog enforcado em sua cela.

Greve de policiais mira o Carnaval

Lutas por melhores salários e condições de trabalho misturadas com interesses políticos e, suspeita-se, tentativas de desestabilização. Este é o cenário das greves de policiais que atingiram Bahia e Rio às vésperas do Carnaval. Gravações feitas com autorização judicial mostram que há muitos objetivos escusos em jogo. O governo federal colocou as Forças de Segurança para agir nas capitais dos dois Estados.

LEIA MAIS








O deputado Romário quer trabalhar

Numa semana em que a Câmara dos Deputados não votou nenhum projeto, Romário (PSB-RJ) recorreu ao palanque do Twitter para manifestar a sua indignação: "Tem três semanas que venho em Brasília para trabalhar e nada acontece. E olha que estamos em ano de eleição." E acrescentou: "Espero que na minha próxima vinda a Brasília tenha alguma porra pra fazer".

LEIA MAIS








Dilma nomeia militante pró-aborto para o governo

Nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira foi companheira de prisão da presidente Dilma Rousseff. Em sua posse, homenageou "os homens e mulheres, jovens, que tombaram na luta contra a ditadura". Feminista militante, Elonora é conhecida defensora da descriminalização do aborto no país.

LEIA MAIS








O autor de uma foto infame

Silvaldo Leung Vieira tinha 22 anos quando foi recrutado pelo Dops para uma de suas primeiras "aulas práticas": o registro do corpo do jornalista Vladimir Herzog, numa cela. "Ainda carrego um triste sentimento de ter sido usado para montar essas mentiras", afirmou Silvado à "Folha", que o localizou, sobre a farsa, destinada a mostrar que Herzog teria se suicidado.

LEIA MAIS








Concessão ou privatização de aeroportos no Brasil?

Políticos da situação e da oposição passaram a semana discutindo os termos do negócio. Em termos práticos, o governo arrecadou R$ 24,5 bilhões com o leilão dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e Brasília (JK), em leilão realizado na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. O valor, a ser desembolsado por grupos nacionais e estrangeiros, é quase cinco vezes o valor mínimo de R$ 5,5 bilhões que o governo pedia pelo controle dos terminais.

LEIA MAIS







Morre Wando, o cantor mais erótico do Brasil

O cantor Wando foi enterrado em Belo Horizonte ao som de "Moça" e "Fogo e Paixão", dois dos muitos sucessos que emplacou como cantor romântico. Wando morreu em consequência de problemas cardíacos. O cantor mais erótico do Brasil gravou discos com títulos sugestivos, como "Ui-Wando de Paixão", "Vulgar", "Comum É Não Morrer de Amor", "Obsceno", "Depois da Cama" e "Tenda dos Prazeres".

LEIA MAIS








Gisele Bundchen, comentarista de futebol americano

Gisele Bundchen brilhou no Superbowl, a final do campeonato de futebol americano. A modelo criticou os companheiros de Tom Brady, seu marido e principal astro do New England Patriots, derrotado pelo New York Giants por 27 a 17: "Meu marido não pode fazer a porra do arremesso e pegar a bola ao mesmo tempo. Eu não acredito que eles deixaram a bola cair tantas vezes". Brandon Jacobs, da equipe vencedora, foi na canela de Gisele. "Ela precisa apenas continuar bonita e calar a boca". Um dia depois, Jacobs pediu desculpas.

LEIA MAIS







Maradona acerta, mais uma vez, a canela de Pelé

Pelé e Maradona, os dois maiores jogadores de futebol todos os tempos, não tiveram a oportunidade de jogar na mesma época, mas protagonizam há anos um duelo verbal, de provocações e piadas. A mais recente foi do argentino: "Que o Pelé volte para o museu, que tome o remédio certo. Não pode errar os remédios e fazer maluquices. Isso acontece quando você mistura a vermelha com a branca", disse, numa crítica à reaproximação do brasileiro com a Fifa.

LEIA MAIS







Haitianos se refugiam em região degradada de SP

O fluxo de haitianos para o Brasil já é objeto de preocupação dos dois países. Além da região Norte, principal porta de entrada, São Paulo também tem servido de abrigo para muitos imigrantes. A maioria deles está concentrada nas ruas da Baixada do Glicério, um região degradada do centro paulistano com forte presença de moradores de rua e de usuários de drogas expulsos da vizinha cracolândia.

LEIA MAIS







Médica de "Fina Estampa" deixa especialistas de cabelo em pé

Novela boa é aquela que provoca discussões sérias na sociedade a respeito de temas tratados como ficção. "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva, está deixando os médicos especialistas em reprodução humana de cabelo em pé. A médica Danielle (vivida por Renata Sorrah), desrespeitou várias regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão que regulamenta esse tipo de atividade Brasil. Entenda por quê:

LEIA MAIS








*UOL.Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário