sábado, 10 de março de 2012

Avenida interditada devido à chuva

NATAL

Ao primeiro sinal de chuvas, os problemas não demoraram a surgir na capital. A cidade amanheceu com trovoada e chuva, situação que se estendeu em diversos pontos ao longo da sexta-feira. As precipitações que somaram cerca de 50mm até as 16h de ontem foram suficientes para formar pontos de alagamento e trazer novamente a preocupação para o cotidiano da população. As chuvas forçaram desvios no trânsito, tiraram pessoas das suas casas e relembraram situações problemáticas que insistem em se repetir, em face do descaso do poder público. Na avenida Rafael Fernandes, conhecida como avenida do Contorno, zona Leste de Natal, buracos e rachaduras reapareceram no asfalto e o local foi interditado pela prefeitura.

Rodrigo Sena
Na avenida do Contorno, no Baldo, o asfalto cedeu e teve trânsito interditado desde a manhã

Os problemas que surgiram no local impediram o trânsito de pessoas e veículos em virtude do perigo de desabamentos no trecho. A orientação de interdição foi repassada por equipes da Defesa Civil que inspecionaram preliminarmente a situação. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) orientavam os condutores quanto a novos rumos a serem tomados. No início da tarde de ontem, profissionais da prefeitura deram início a um processo de avaliação e reconstrução do trecho.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que "por causa da precipitação, um trecho da via registrou perda de material em torno da tubulação de aço que deriva do Canal do Baldo, passando por baixo da pista. Com isso, um buraco foi aberto no asfalto, motivando a interdição da avenida para o tráfego de veículos, no sentido Ribeira-Alecrim".

De acordo com o secretário adjunto de conservação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Júnior Pereira, somente após uma avaliação é que se poderá estimar o tempo de recuperação da pista. "Iremos escavar o local para identificar o problema e fazer uma avaliação", disse.

Segundo ele, a época de chuvas pode acarretar a recorrência desse problema na zona Leste. "A água é algo imprevisível e problemas sempre estão ocorrendo. Muitas vezes chega acima do que estamos esperando", afirmou Júnior Pereira. Ainda não há previsão para liberação da pista.

Segundo o secretário da Semopi, Sérgio Pinheiro, não houve qualquer avaria no canal. A equipe da Semopi investiga para onde houve a fuga de material e por causa disso terá que fazer escavações ao longo de toda a tubulação. Além da equipe da Secretaria, uma empresa foi contratada de forma emergencial para atuar no serviço. O fluxo dos ônibus que vão para o Alecrim foi desviado pela Semob para o viaduto do Baldo.

A avenida é alvo constante de preocupação por parte da prefeitura. Nos dois últimos anos, ocorrências em que trechos da via cederam foram registradas. Em 2011, o fato aconteceu também durante o período de chuvas e demandou um dispendioso trabalho de recuperação em decorrência da dimensão do trabalho.

Problemas recorrentes nos bairros

Chuva é sinônimo de transtorno e muita preocupação para a população do bairro de Nova Descoberta, em Natal. Ao primeiro sinal das gotas caindo, moradores já se mobilizam para colocar barreiras nas portas das casas. O objetivo é impedir que, mais uma vez, a água invada os imóveis e destrua o patrimônio das vítimas dos alagamentos. Durante a manhã de ontem, a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE flagrou a situação e ouviu as reclamações de moradores da região. As inundações são intensificadas na rua padre Raimundo Brasil.

Durante a manhã de ontem, os comércios estavam com as portas fechadas e trabalhadores estavam impedidos de deixar as residências em virtude do acúmulo de água. "Isso é um absurdo. Tem sido assim há muito tempo. Não precisa chover muito para que já tenhamos grandes problemas. Não canso de reclamar, mas isso não se resolve", disse a comerciante Tereza Correia, 56 anos. A mulher, proprietária de uma lavanderia, assistiu à água invadir a empresa e prejudicar o trabalho.

Em uma vila de moradores localizada vizinho a esta lavanderia, a situação ainda é mais grave. Para ter acesso às casas, é necessário atravessar um trecho alagado. Para isso, o eletricista Júlio Romualdo, 66 anos, já comprou botas plásticas apropriadas. "O problema aqui é histórico e nada é feito para alterar. Existem problemas com as galerias, o que se agrava no período das chuvas. Para chegar na minha casa, tenho que sair pulando de canto em canto para não me molhar nessa inundação", reclamou.

Emparn afirma que chuvas irão continuar

Para o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas devem continuar em todas as regiões do Estado ao menos até o início da próxima semana. Nos municípios do interior, as precipitações serão mais intensas na parte da tarde e no litoral leste no turno da manhã.

As precipitações são, segundo Bristot, típicas do inverno para o semiárido. Na próxima terça-feira os meteorologistas analisam mais informações para saber se as chuvas tendem mesmo a continuar ao longo da semana. "A tendência é que essa intensidade de chuvas aumente". Em Natal, a estação de medição automatizada registrava cerca de 50 milímetros até às 16h de ontem. A chuva mais intensa foi de aproximadamente 20mm pela manhã. Suficiente para causar pontos de alagamento especialmente nas principais avenidas da zona sul à zona norte da capital, com interferência no trânsito e congestionamentos.

Com as chuvas que caíram na manhã de ontem em Natal, a Defesa Civil do município deu início a um monitoramento das lagoas de captação do município e verificação dos pontos de alagamento. Conforme o secretário de Segurança e Defesa Social, Carlos Paiva, duas equipes estarão nas ruas averiguando in loco possíveis problemas.

Em relação aos alagamentos, a Defesa Civil detectou ontem cinco pontos na capital: rua Mossoró com Afonso Pena, avenida Hermes da Fonseca em frente à AABB, avenida Salgado Filho defronte ao IFRN, avenida Salgado Filho em frente ao Hotel Residence e nas proximidades do Complexo do Quarto Centenário.

Semob

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana iniciou ontem um plano de ação no trânsito para o período chuvoso. Desde cedo agentes de trânsito e fiscais de transporte do órgão estão realizando intervenções viárias nas áreas alagadas na cidade.

"O objetivo da operação é informar com antecedência aos motoristas sobre as áreas de riscos, evitando assim situações que possam comprometer a segurança do condutor e os demais passageiros do veículo," informa Kennedy Diniz, Diretor do Departamento de Trânsito da Semob.

*Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário