sábado, 17 de março de 2012

Google é investigado por violar privacidade


Nova York (AE) - Reguladores nos Estados Unidos e na União Europeia (UE) investigam o gigante de buscas Google por suspeitas de que a companhia ignorou configurações de privacidade de milhões de usuários do navegador da Apple, o Safari, de acordo com o jornal The Wall Street Journal, que citou fontes. O Google interrompeu a prática no mês passado após ser contatado pelo diário. As investigações - que englobam agências estatais e federais dos EUA, bem como um esforço pan-europeu liderado pela França - podem fazer com que o Google enfrente anos de batalhas legais e receba multas pesadas por violações de privacidade.

Em fevereiro, o jornal americano informou que o Google estava usando um código especial para instalar pequenos arquivos de rastreamento, os chamados "cookies", nos computadores, iPhones e iPads de algumas pessoas, mesmo se os dispositivos fossem definidos para bloquear esse tipo de rastreamento. "Vamos, obviamente, cooperar com as autoridades para elucidar as questões", disse uma porta-voz do Google. "Mas é importante lembrar que nós não antecipamos que isso ocorreria, e temos removido esse tipo de rastreamento dos navegadores Safari."

Nos EUA, a Comissão de Comércio Federal examina se as práticas do Google violaram uma resolução judicial com o governo no ano passado na qual a companhia prometia não "deturpar" suas práticas de privacidade para os consumidores, segundo fontes próximas às investigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário