sábado, 10 de março de 2012

Potiguares não criticam a tabela

A exemplo do que já havia feito com a série A, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica dos jogos do Brasileirão da série B na tarde de ontem. Falta o departamento técnico da confederação confirmar apenas os desmembramentos das rodadas, uma vez que serão realizados jogos as terça, sextas e sábados. ABC e América vão representar o RN na competição nacional e a bola vai começar a rolar no dia 19 de maio. O alvirrubro vai realizar sua estreia no RN, contra o Goiás, mas falta definir o estádio onde o jogo será realizado. Já os abecedistas iniciam sua jornada na competição contra o Ipatinga, no estádio João Lamego, em Minas Gerais.

Rodrigo Sena
Estádio Nazarenão ainda não recebeu aval da CBF para a série B

A questão da utilização do Nazarenão está condicionada a realização das vistorias dos técnicos do Crea, do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), segundo informou Klebet Cavalcanti, responsável pelo departamento jurídico americano.

"Hoje a utilização de estruturas móveis de arquibancadas já são permitidas pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, que sofreu alteração neste sentido em dezembro do ano passado. Se realmente o América for usar esse artifício para aumentar a capacidade do Nazarenão, só após a realização dos laudos exigidos pela entidade é que teremos a liberação para usar aquela praça esportiva", explicou Klebet. "O recurso da arquibancada móvel poderá ser usado inclusive na Copa do Brasil, caso a gente passe de fase e pegue o Palmeiras. Tirar um jogo desse do Nazarenão seria uma injustiça muito grande com o pessoal de lá, que nos acolheu tão bem", frisou.

No lado do ABC, o treinador Leandro Campos, se esquivou de opinar sobre o assunto série B. Pragmático, ele disse que era cedo para falar de um assunto que vai ocorrer daqui a dois meses. "Não sei nem se estarei no ABC quando chegar lá", frisou.

Por sua vez, o vice-presidente de futebol Flávio Anselmo disse que numa competição que promete ser bem equilibrada, não há o que se escolher e considerou a ordem dos jogos normal. "A competição será muito difícil, existe um equilíbrio grande de forças e temos de nos preocupar apenas em montar um grupo competitivo", salienta.

O treinador Roberto Fernandes considerou o início de campeonato para o América pesado, onde o clube irá enfrentar adversários que estavam na série A ou que na temporada passada lutaram até a última rodada por uma das vagas do acesso.

"O início vai ser complicado, principalmente os cinco primeiros jogos. Vamos nos cuidar para não entrar na zona de rebaixamento nessa fase inicial. Ocorrendo isso, certamente iremos brigar dentro das dez primeiras colocações no restante da competição", disse.

Clássicos ficam para rodada final

Rio (AE) - Um dia depois de divulgar a tabela do Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou uma versão básica do calendário da Série B. A principal novidade da próxima edição da divisão de acesso será a disputa de duelos regionais na última rodada, assim como aconteceu no Brasileirão do ano passado e está programado para a edição de 2012 da competição.

Assim, a rodada final da Série B, que está programada para ser disputada no dia 24 de novembro, terá sete confrontos estaduais: Avaí x Criciúma, Guarani x São Caetano, Guaratinguetá x Barueri, América Mineiro x Ipatinga, Atlético Paranaense x Paraná, ABC x América de Natal e ASA x CRB. Além disso, a última rodada terá um duelo entre clubes nordestinos - Vitória x Ceará.

De acordo com o calendário provisório, a edição de 2012 da Série B está prevista para começar a ser disputada no dia 19 de maio. Rebaixado no ano passado, o Atlético-PR vai estrear em Santa Catarina contra o Joinville, que conseguiu o acesso no ano passado.

O Avaí, que também caiu em 2011, vai duelar com o Boa em Minas Gerais. Ceará e América Mineiro, que foram rebaixados no ano passado, se encontrarão na primeira rodada da Série B, em confronto marcado para Fortaleza.

Assim como acontece desde 2006, a Série B deste ano será disputada em sistema de pontos corridos, com as 20 equipes se enfrentando em turno e returno. Os quatro primeiros colocados conseguem o acesso para o Campeonato Brasileiro de 2013, enquanto os quatro últimos estarão rebaixados para a Série C.

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário