quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nova nota fiscal chega ao RN

Começou ontem o projeto de implantação da Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final (NFC-e) no Rio Grande do Norte, uma parceria entre as secretarias estaduais e empresas voluntárias do comércio varejista no Brasil.

A primeira NFC-e do Estado foi impressa em nome do secretário de Tributação, José Airton, durante solenidade de lançamento na Miranda Computação, primeira empresa do estado a receber a novidade.

Diferente da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) lançada no Brasil em 2008, a NFC-e é uma solução específica para o consumidor final. É uma opção aos modelos já existentes de cupom fiscal e nota fiscal em papel.

 Cedida
A nova nota fiscal pode ser enviada por e-mail ou ter as informações escaneadas com o smartphone
 
“A NFC-e é um arquivo digital, não existe fisicamente, mas possui uma representação chamada DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final - que reúne as principais informações contidas na nota fiscal e pode ser impressa, caso o consumidor opte por tê-la em mãos para garantia de algum produto, por exemplo”, esclareceu o secretário José Airton. O cliente poderá pedir que a nota seja enviada por e-mail ou, caso disponha de smartphone com câmera, poderá escanear o QR Code (código de barras bidimensional), acessar todas as informações contidas na NFC-e e armazená-la em seu dispositivo.

Ao realizar alguma compra, após efetuado o pagamento no caixa, a NFC-e é enviada em tempo real aos sistemas da Secretaria de Tributação, fazendo com que a interferência no ambiente do comerciante seja mínima na medida em que o fisco estadual não precisará vistoriar máquinas para obter as informações que estarão disponíveis no ambiente virtual.

Para o empresário Afrânio Miranda, o novo sistema irá beneficiar o comércio pois irá reduzir custos com papel e necessidade de impressora fiscal para operar uma compra.

“Para manter uma impressora fiscal, o varejista tem que desembolsar uma média de R$ 3.500 por máquina, além de custos com manutenção e necessidade de aguardar dias e até semanas por homologação. Com a virtualização do processo, o contribuinte poderá usar uma impressora comum para imprimir a nota fiscal eletrônica e, mesmo assim, somente quando for necessário, já que o cliente pode optar por recebê-la via e-mail”, explicou Afrânio.

O consumidor é o grande beneficiado pelo sistema, pois pode verificar a validade do documento no portal da Secretaria de Tributação (SET/RN) alguns minutos após a transação, assegurando a regularidade da operação.

“Trata-se de uma opção mais segura, simples e de baixo custo, que irá conferir maior agilidade para o comerciante nos processos de seu negócio e rapidez no ato da compra”, afirmou José Airton. Segundo ele, a ideia é que a SET expanda o projeto para outras empresas o mais rápido possível.

A NFC-e já está em fase de implantação no Amazonas, Acre, Sergipe, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
 
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário