Brasília (AE) - A Receita Federal abrirá nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) de 2014. Serão pagos mais de R$ 1,9 bilhão a 1.350.668 contribuintes, neste lote. O dinheiro será liberado na segunda-feira, dia 16.
Júnior SantosA página da Receita Federal na internet é um dos caminhos para checar se a restituição foi liberada
Esse lote abrange, ainda, restituições referentes aos anos de 2008 a 2013. No total, 1.361.028 contribuintes têm direito ao pagamento e o crédito bancário soma R$ 2 bilhões.
Para checar se a restituição foi liberada, é necessário acessar a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas iOS (da Apple) e Android.
Na internet, o contribuinte deve acessar o extrato da declaração e verificar se há apontamento de inconsistências de dados. Nesse caso, deve fazer a autorregularização, por meio da entrega de declaração retificadora. O Fisco informou que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá solicitá-la por meio da internet.
Prioridades
Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes com idade a partir de 60 anos terão prioridade no pagamento das restituições. Ao todo, 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 com deficiência física ou mental ou doença grave serão beneficiados no primeiro lote.
As restituições serão creditadas no dia 16 de junho nas contas informadas na declaração. A relação dos beneficiados estará na página da Receita na internet.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a central de atendimento do banco pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Outros seis lotes de restituições devem ser liberados até dezembro deste ano.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário