sexta-feira, 27 de junho de 2014

Seleção da primeira fase da Copa tem apenas um brasileiro: David Luiz

Segundo as estatísticas do site oficial da Fifa, o camisa 4 da seleção brasileira foi o quarto melhor jogador da primeira fase da Copa do Mundo no Brasil. Benzema lidera

Por Rio de Janeiro
Com uma nota média de 9,63, o zagueiro David Luiz é o único jogador brasileiro na seleção da primeira fase da Copa do Mundo, pelo índice de aproveitamento criado pela Fifa. Segundo a entidade máxima do futebol, as notas são dadas de acordo com o aspecto positivo ou negativo que o atleta tem em sua equipe ao marcar ou sofrer um gol. O líder do ranking é o atacante francês Karim Benzema, com um 9,77. Os dois são acompanhados pelo goleiro nigeriano Enyeama (9,59); os defensores Phil Jagielka (Inglaterra - 9,44), Ricardo Costa (Portugal - 9,36) e Serge Aurier (Costa do Marfim - 9,33); os meias Ivan Perisic (Croácia - 9,56), James Rodríguez (Colômbia - 9,46), Valbuena (França - 9,31) e Andre Ayew (Gana - 9,18); e o atacante holandês Van Persie (Holanda - 9,72). 
David Luiz cabelo Brasil (Foto: AFP)David Luiz é o único jogador brasileiro que faz parte dos melhores jogadores da primeira fase da Copa (Foto: AFP)

Apesar da média de gols por jogo desta Copa do Mundo (2,8) ser maior que a da realizada na África do Sul (2,3), o tempo de bola em jogo tem deixado a desejar. Se em 2010 a média de minutos por jogo era de 69,8, esse ano caiu para 55,5. Líder do Grupo B, com nove pontos, a seleção da Holanda tem o melhor ataque da competição com dez gols. Em contrapartida, os comandados de Louis Van Gaal são os mais faltosos: 68 faltas feitas. O jogador mais violento é Andranik Timotian, do Irã, com doze. 

Classificada como segundo colocada do Grupo C, a Grécia é a seleção mais perseguida pelos adversários: 61 faltas sofridas. O jogador que mais sofreu faltas? O grego Georgios Samaras foi parado 17 vezes irregularmente pelos adversários. Aliás, foi o próprio atacante que sofreu o pênalti contra Costa do Marfim, que ele mesmo converteu, classificando a Grécia nos acréscimos.
Samaras comemora gol da Grécia contra a Costa do Marfim (Foto: Agência Reuters)Samaras sofreu mais faltas. Em uma delas, o pênalti que garantiu a classificação da Grécia (Foto: Agência Reuters)

A França, uma das grandes seleções desta primeira fase do Mundial, foi a equipe que mais finalizou ao gol adversário: 39 vezes. Neste quesito, individualmente, o líder do ranking Cristiano Ronaldo, com 23 chutes à meta adversária, acertando o gol 14 vezes. O craque português se despediu da Copa marcando apenas um gol na competição. O Irã foi o último colocado do Grupo F, com um ponto. A seleção foi a que menos finalizou no Mundial: apenas 22 chutes ao gol adversário, marcando apenas uma vez. Os iranianos têm o pior ataque da competição, ao lado de Camarões e Honduras, também eliminadas na primeira fase

Quem teve boa atenção defensiva se deu bem nesta Copa do Mundo. Bélgica, México e Costa Rica são as melhores defesas no campeonato, com apenas um gol sofrido. Coincidência ou não, as três seleções estão classificadas para a próxima fase. Camarões e Austrália foram as defesas mais vazadas, sofrendo nove gols cada. Líder do Grupo G, a Alemanha vem se destacando pelo toque de bola. Não à toa, que os comandados de Joachim Löw, são os líderes em acerto de passes na competição, com 1792 completados para um total de 2120 tentativas. Aproveitamento de 85%. Individualmente, o líder neste quesito é o volante da Argentina, Javier Mascherano, com 278 passes completados para 311 tentativas. 

Cristiano Ronaldo Portugal x Gana (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo foi o que mais finalizou nesta primeira fase. Gol mesmo só um contra Gana (Foto: Reuters)

Nesta primeira fase, nenhum goleiro trabalhou mais que Alexander Dominguez, do Equador. O arqueiro realizou 18 defesas nesta primeira fase. Na questão preparação física, o americano Michael Bradley vem mostrando estar em forma. Ele foi o jogador que mais se movimentou em campo, percorrendo um total de 38 km. Segundo o site da Fifa, o jogador que atingiu a velocidade máxima nesta competição foi o lateral-direito da Costa do Marfim, Serge Aurier: 33.5 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário