sexta-feira, 20 de junho de 2014

Telecomunicações: Cabo e Vivo lideram pesquisa sobre banda larga e celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta semana os números da Pesquisa para Aferição da Qualidade Percebida dos Serviços 2013. Realizada por meio de entrevistas junto aos consumidores, a avaliação mostrou impressões sobre os serviços de banda larga fixa e de telefonia móvel (nos planos pré e pós pagos). 

Na avaliação geral da qualidade da banda larga fixa do Rio Grande do Norte, a pesquisa mostra que os consumidores mais satisfeitos com os serviços são os da Cabo Telecom. Com nota variando de 1 a 5, a operadora registrou 3,96 pontos. Em seguida veio a Net, com 3,68 e Embratel, com 3,65. A Oi foi a última colocada no ranking do RN, obtendo 3,15.

Os usuários de celular com plano pré-pago da Vivo se mostraram os mais satisfeitos no RN, segundo a pesquisa. Com nota 4,06, a operadora desbancou a Claro, que teve 3,96, a Oi, com nota 3,51 e a Tim, que registrou 3,41. A operadora também obteve a primeira colocação no Rio Grande do Norte com os planos pós-pagos, somando 3,80 pontos. A Claro obteve a segunda colocação, com 3,41 pontos. Diferentemente da pesquisa com pré-pago, nos planos de pós, quem a Tim ocupou a terciera colocação, com 3,18 pontos, deixando a Oi para trás. Esta ficou com média 3,03.

As pesquisas foram realizadas através de entrevistas telefônicas pela empresa TNS Brasil. As perguntas envolveram quesitos como capacidade de resolução, competência do atendente, competência e organização, orientação ao assinante/usuário, conta e cartão, qualidade de conexão/ligações e suporte técnico. 

O período de coleta dos dados a respeito da banda larga fixa foi de outubro a dezembro de 2013. Já no caso da telefonia móvel, o levantamento foi realizados em dois momentos: abril a maio e outubro a dezembro do mesmo ano. Em todo o Brasil, a empresa responsável pela pesquisa ouviu mais de 130 mil consumidores, sendo 47.948 usuários de banda larga fixa e outros 85.435 de telefonia móvel.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário