sábado, 27 de junho de 2020

Camilo Santana comemora a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará.

Da redação
Fonte: Tribuna do Ceará
O governador do Ceará, Camilo Santana, apontou que esta sexta-feira (26) é um dia importante para o estado: “o dia da chegada das águas do Rio São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado). Na postagem feita em suas redes sociais, ele diz que voltará em breve para o local da transposição.
“[Obra] que foi concebida e tocada no Governo Lula, com o apoio do ex-ministro Ciro Gomes, e continuada pelos Governos Dilma, Temer e, agora, Jair Bolsonaro. Agradecemos a todos pela contribuição para o desenvolvimento dessa obra histórica para o Nordeste, cujo andamento acompanhei de perto nos últimos seis anos, e muito lutei para sua realização”.
A obra
Mesmo sendo uma obra atual, a transposição do São Francisco foi cogitada desde a época de Dom Pedro II, no Segundo Reinado. O orçamento inicial para a obra, em 2007, era de R$ 5 bilhões, o que virou cerca de R$ 12 bilhões para conclusão das obras. A obra durou durante quatro mandatos de presidentes: começou no segundo mandato do Lula, depois Dilma – após o Impeachment, prosseguiu no governo Temer e, agora, no governo de Bolsonaro.
O fim da obra do Eixo Norte do Projeto de transposição conta com a abertura das águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passando pelo Túnel Milagres, na fronteira dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati, no Ceará, e seguirão até os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Considerado o maior empreendimento hídrico do país, a obra soma 477 quilômetros de extensão. Quando todas a estruturas e os sistemas complementares estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o empreendimento já está com 83% de sua estrutura construída; e a entrega deve ocorrer em dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário