quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Secretariado de Rosalba poderá ter nomes da Bahia



Anna Ruth Dantas - repórter

O secretariado da governadora eleita Rosalba Ciarlini poderá trazer dois políticos baianos. A chefe do Executivo analisa a possibilidade de convocar para a equipe o deputado federal José Carlos Aleluia e o ex-deputado federal Benito Gama. Esse último seria nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Já José Carlos Aleluia poderia ir para a Secretaria Especial de Energia. Os nomes dos dois políticos são cotados, mas ainda não confirmado. A vinda de Aleluia está atrelada a de Gama.

Formado em Economia e auditor fiscal do Estado da Bahia, Benito Gama já foi deputado federal por quatro mandatos. No pleito de 2010 tentou retornar a Câmara, mas foi derrotado. José Carlos Aleluia é deputado federal, também derrotado no pleito desse ano, atuou durante cinco mandatos no Legislativo federal. Ele é professor universitário e engenheiro elétrico.

Entre os dois, as negociações estão mais avançadas com Benito Gama. Procurado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o ex-deputado federal baiano confirmou que vem mantendo conversas com a governadora do DEM. Ele disse que ontem mesmo se reuniu com Rosalba Ciarlini e flaou sobre política industrial e de desenvolvimento.

“Tenho conversado com a governadora, mas ela ainda não me convidou. Já estive com ela alguns dias e ontem mesmo tivemos uma reunião no gabinete dela (Rosalba Ciarlini)”, disse Gama, falando ao telefone direto de Brasília.

Questionado se aceitaria assumir um cargo no primeiro escalão do Governo potiguar, o baiano foi direto: “seria um prazer realizar esse trabalho”. Mas ele ponderou que não recebeu convite. Benito Gama foi secretário de Indústria da Bahia, onde conseguiu articular a instalação da indústria Ford. Antes de disputar o pleito de 2010 para deputado federal, o político atuava como diretor da Sudene.

Procurado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o deputado José Carlos Aleluia disse que não gostaria de falar sobre o assunto. Ele negou que esteja ocorrendo qualquer entendimento para ocupar o primeiro escalão do Executivo no Rio Grande do Norte.

A expectativa é que na próxima semana a governadora eleita Rosalba Ciarlini anuncie os dez primeiros nomes do seu secretariado. No total, o Rio Grande do Norte possui 24 órgãos da administração direta. Entre os nomes praticamente confirmados estão o do deputado estadual Robinson Faria, vice-governador eleito. Ele poderá assumir a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social.

Outro nome certo na equipe é o de Obery Rodrigues, atual coordenador da transição do Governo Rosalba Ciarlini. Secretário municipal na época em que a hoje governadora era prefeita de Mossoró, chefe de gabinete da senadora, ele deverá ser o chefe da Casa Civil.

Quem já foi convidado para assumir a Secretaria de Educação foi o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ivonildo Rego. No entanto, ele ainda não respondeu a governadora eleita. O reitor é também cotado para assumir um cargo no Ministério da Educação. Estaria residindo aí sua dúvida: o primeiro escalão do Governo estadual ou o segundo escalão do Governo Federal.

O ex-secretário de Planejamento do Governo Garibaldi, Jaime Mariz, também é cotado para o primeiro escalão de Rosalba Ciarlini. Ele é cogitado para a presidência da Caern ou a Secretaria de Saúde. Essa última seria mais da predileção de Mariz.

Secretariado deve ter acomodações

A governadora eleita Rosalba Ciarlini deverá fazer, no seu secretariado, algumas acomodações políticas. São indicados de aliados e outros políticos com mandato que ela nomeará para abrir espaço a correligionários que foram derrotados no pleito 2010.

O deputado federal Betinho Rosado poderá assumir uma pasta no primeiro escalão do Governo. A nomeação dele abre espaço para o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, que foi derrotado nas urnas.

Já o deputado José Adécio (DEM) também busca espaço no primeiro escalão. A prioridade dele seria ir para Assembleia Legislativa, onde está como primeiro suplente. No entanto, como o deputado Getúlio Rego (DEM) não demonstra simpatia em ir para o Executivo, Adécio não terá como ser acomodado no Legislativo.

Além dos políticos que serão nomeados. Rosalba Ciarlini trará indicações de aliados. O nome de Jaime Mariz para a presidência da Caern ou Secretaria de Saúde é uma escolha pessoal do senador e agora ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho.

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário