terça-feira, 23 de abril de 2013

Com obras avançadas novo Aeroporto de SGA deve ficar pronto em março do próximo ano

Joana Lima

Superintendente do aeroporto garante que obra fica pronta antes da Copa
Marksuel Figueredo/Da Redação Natal.

As obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seguem a todo vapor. O terminal de passageiros e o de acesso ao aeroporto começam a ganhar forma. A expectativa do consórcio viaduto Inframérica é que até março de 2014 todas as obras estão concluídas. Até o momento foram investidos R$ 71 milhões, mas até o final dos serviços serão gastos cerca de R$ 450 milhões.

Em coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira (23) o superintendente do Aeroporto Ibernon Martins Gomes não falou qual o percentual da obra até aqui, mas disse que os trabalhos estão avançados.

“Eu não trabalho com uma porcentagem geral, mas as obras estão adiantadas. Para se ter uma ideia, por força de contrato o aeroporto só tem obrigação de operar em dezembro de 2014, mas já no final de março a obra estará concluída, ou seja, antes da Copa do Mundo”, garantiu.
 
 
 O terminal de passageiros que já começa a ganhar forma terá 40 mil metros quadrados, área bem maior que a do terminal do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, que tem apenas 11 mil metros quadrados.

“É um terminal bem maior, assim como é também o terminal de carga com 4 mil metros quadrados”, lembra Ibernon. O terminal de carga do Augusto Severo tem 1,5 metros quadrados.

A expectativa é que com o aeroporto operando, somente em 2014 cerca de 4 milhões de passageiros desembarguem e embarguem em São Gonçalo do Amarante. A estimativa é feita em cima do crescimento do Augusto Severo nos últimos anos, que vem tendo aumento anual de 10% no fluxo de passageiros.

Para o Aeroporto ficar pronto a tempo, 1180 funcionários trabalham diariamente no canteiro de obras. As fundações para a torre de controle, terminal de cargas e seção contra incêndio, a etapa de blocos e baldrames e o contra piso do terminal de passageiros já foram concluídas. Já a terraplanagem do empreendimento está 78% pronta.

Na coletiva, o superintendente do aeroporto disse ainda que já está assinando contrato com a Cosern, que destinará uma rede específica para atender o aeroporto. “O abastecimento de água também já está sendo providenciado, o próprio aeroporto está perfurando três poços, além disso, uma adutora de Maxaranguape também fará esse abastecimento”, lembrou Ibernon.

Quanto às obras de acesso ao aeroporto, Ibernon disse que a governadora Rosalba Ciarlini já assinou a ordem de serviço há duas semanas e que mesmo que elas não fiquem prontas até a Copa de 2014, isso não irá comprometer a operacionalização do aeroporto.
Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário