quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sinte/RN encerra movimentação da Greve Nacional da educação


Os professores da rede estadual e municipal de ensino participam desde a última terça- feira (23) da greve nacional da educação. O movimento faz parte da 14° Semana Nacional em Defesa da Educação Pública promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Segundo o coordenador regional do Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Rômulo Arnaud 90% das escolas de Mossoró aderiram à paralisação.

Encerrando a programação nesta quinta- feira (25) está previsto um debate sobre o Plano Nacional da Educação (PNE) com foco no financiamento da educação, com o assessor parlamentar da Deputada Fátima Bezerra o professor Junior Souto. O debate acontece ás 14h no Sesi.

O coordenador do Sinte/RN avalia como positiva a movimentação em Mossoró “Tivemos uma grande adesão de professores e estamos satisfeitos com os resultados da paralisação” afirma Rômulo Arnaud.

Ainda de acordo com Rômulo em nível nacional a paralisação surtiu efeitos satisfatórios 22 estados do pais mais o Distrito Federal participaram da movimentação.

Outra importante conquista aconteceu ontem. Em audiência o Presidente do Senado Renan Calheiros e o Presidente da Câmara Henrique Alves trataram sobre a aprovação do Plano Nacional da Educação. “O plano já foi aprovado na câmara falta agora ser aprovado pelo senado” frisa Rômulo. Renan Calheiros se comprometeu em concluir o mais rápido possível a votação no senado federal para que o plano seja efetivado e os recursos garantidos a educação.

O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário