sábado, 15 de janeiro de 2022

Cidade do RN registra chuva acima de 120 milímetros em uma hora e sofre com alagamento de casas e ruas; veja vídeo

Defesa Civil do Município e do Estado atuam juntos na localidades de maior risco e 25 famílias devem deixar as casas neste sábado (15).

Da redação
Por g1 RN

A cidade de Jardim de Piranhas, no interior do Rio Grande do Norte, registrou uma chuva intensa de mais de 120 milímetros em cerca de uma hora, de acordo com a prefeitura da cidade, e sofreu com o alagamento de casas e ruas na noite de sexta-feira (14).

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a cidade tinha previsão de 60 milímetros de chuva em todo o mês de janeiro.

Os medidores da cidade registraram chuva na casa dos 130 milímetros. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 96 mm.

As chuvas aterrorizaram moradores, que tiveram as casas alagadas, e chegaram a ficar ilhados com a quantidade de água acumulada nas ruas.

Apesar de um período de maior chuva no estado em janeiro e da preparação para esse momento do ano, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Carvalho, explica que um chuva dessa intensidade e nesse curto espaço de tempo traz complicações aos municípios que forem atingidos.

"É muito difícil se prever um extremo tão pontual quanto o que aconteceu ontem, durante o fim da tarde e início da noite", falou.


Ações

Diante da situação, alguns moradores vão ser retirados dos imóveis, que correm risco de desabar. Ao todo, são 25 famílias que serão levadas para outras casas da cidade, através de um aluguel social pago pela prefeitura.

"Elas vão ser retiradas hoje. Estamos conseguindo um local para colocá-las, um lugar digno", pontuou o prefeito Rogério Soares.

A Defesa Civil do município fez visitas às áreas e imóveis que oferecem risco.

O governo do RN também encaminhou na noite de sexta-feira (14) a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Caern para acompanharem de perto a situação.

"Nossa equipe foi orientada a levar todos os atingidos à locais seguros e só sair quando todas as pessoas estiverem em segurança. Aviso também que devido às chuvas, montei uma força tarefa para monitorar e acompanhar as cheias pelo Rio Grande do Norte de perto", disse a governadora Fátima Bezerra.

Chuvas pelo Rio Grande do Norte

As chuvas têm sido intensas no estado neste início de janeiro. Nesta semana, chegou a chover granizo na Região Seridó. Em Caicó, principal cidade da região, a chuva chegou a 50 milímetros na quarta-feira e casou prejuízos a alguns moradores e comerciantes.

Houve ainda alagamento nas ruas e em casas e comércios. “A Zona de Convergência Intertropical está atuando no Rio Grande do Norte trazendo condições favoráveis para chuvas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Entre quarta e a manhã da quinta-feira, a Emparn registrou chuvas em 93 municípios, que envolvem todas as regiões, mas especialmente na Região Central. O maior volume foi em Parelhas, com 81 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário