quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Governo do RN vive mais um dia de expectativa para aprovação de pacote de recuperação financeira

Aprovação do 'RN Urgente' é esperança governista para diminuir efeitos da crise econômica que afeta as contas públicas. Servidores são contrários ao pacote.

Da redação
Com informações do G1 RN

O governo do Rio Grande do Norte vive nesta quarta-feira (31) – penúltimo dia de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa – uma nova expectativa de que se seja aprovado parte do pacote fiscal apresentado como solução para a crise financeira que afeta as contas do estado. Cinco projetos estão na pauta.

A sessão da terça (30) acabou não sendo realizada porque os deputados e funcionários da Assembleia foram impedidos por manifestantes de entrarem no Palácio José Augusto, sede do Poder Legislativo potiguar. Os servidores públicos estaduais são contrários ao chamado ‘RN Urgente’, nome que foi dado ao pacote. Dos 18 projetos que fazem parte do pacote, quatro já foram aprovados e outros cinco estão prontos para votação.

Às 7h30, pelo menos cinco deputados já estavam na Casa, numa tentativa de conseguir quórum suficiente para a abertura da sessão. No dia 2 de fevereiro, os trabalhos voltam à normalidade na Assembleia, o que, em tese, retardaria a votação do pacote em razão de os projetos perderem o caráter de exclusividade por parte dos parlamentares.

Na frente da Assembleia, as barreiras de contenção armadas pela Polícia Militar foram posicionadas mais longe da calçada, como forma de manter os manifestantes mais distantes da entrada usada pelos deputados.

Também com o objetivo de garantir a tranquilidade e segurança, policiais a cavalo fazem ronda no entorno da Assembleia.

Protestos

A terça-feira (30) amanheceu com clima tenso nas imediações da Assembleia. Contrários às medidas que seriam apreciadas pelos parlamentares, servidores incendiaram pneus ao lado do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, que fica vizinho à sede do Poder Legislativo.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e apagou o fogo. Já a Polícia Militar, usou o efetivo do Batalhão de Choque para cercar o prédio da Assembleia. Não houve confronto, mas em rezão da tensão a sessão acabou cancelada.

No gramado da Praça 7 de Setembro, na frente da Assembleia, foram fincadas 24 cruzes. Os manifestantes disseram que foi feita uma para cada deputados estadual que o RN possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário