sábado, 26 de junho de 2021

Covid: indicadores apontam recuo da pandemia no Rio Grande do Norte, mas Governo prega cautela.

Da redação
Fonte: Tribuna do Norte


Com o avanço da aplicação de vacinas para o público sem comorbidades no Rio Grande do Norte, a pandemia dá sinais de recuo. De acordo com o Governo do Estado, esta é a segunda semana consecutiva que nenhum município está no Escore 5 do Indicador Composto, o mais alto na escala de monitoramento da infecção. Os números do boletim mais recente, de 21 de junho, corroboram com esse movimento. O documento mostrou que apenas 14,4% dos municípios estavam na faixa de alto ou risco extremo, o melhor resultado desde o início da segunda onda da pandemia, de acordo com dados processados pelo Comitê de Especialistas. No entanto, o Governo do Estado segue pregando cautela, mesmo com a mudança no comportamento dos indicadores.

“A pandemia não acabou. O que visualizamos no Rio Grande do Norte é uma redução nos pedidos e, consequentemente, ocupação de leitos covid. Nesta semana, houve melhora do indicador composto em 57 municípios. É um recuo importante, mas devemos manter e cumprir as ações que visam fortalecer as medidas restritivas de distanciamento social. Essas medidas são necessárias até que possamos atingir uma taxa de cobertura vacinal mais elevada para que tenhamos a população protegida”, defende a doutora em Ciências da Saúde, Maura Sobreira, secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN).
O Indicador Composto, citado acima, apresenta um panorama da dimensão da epidemia provocada pela covid-19 e da capacidade de resposta do Estado ao enfrentamento da doença. O indicador leva em conta variáveis como taxa de internação de pacientes diagnosticados com covid-19, incidência da doença na população economicamente ativa potencial, casos ativos, incidência de covid em idosos e capacidade de testagem.

Um outro dado que indica recuo da pandemia é o número mensal de óbitos. Junho deverá ser o mês com menos mortes desde fevereiro de 2021.Isso explica porque metade dos municípios da 8ª Regional de Saúde (Vale do Açu) permanece na faixa alta de risco, apesar das medidas restritivas decretadas pelos prefeitos no final de maio e início de junho. Na região, os casos ativos da doença, as internações de pacientes em leitos críticos e a baixa testagem indicam a necessidade de ações mais efetivas de combate ao coronavírus. "Essa doença é muita dinâmica, piora muito rápido. Não podemos baixar a guarda", afirma o professor Kenio Lima, da UFRN, coordenador do Comitê de Especialistas.

INDICADOR COMPOSTO
Situação dos municípios em 21 de junho

Escore 1: 07
Escore 2: 57
Escore 3: 79
Escore 4: 24
Escore 5: 00

Escore 1: Risco Baixo – Cor Verde Claro;
Escore 2: Risco Moderado – Cor Verde Escuro;
Escore 3: Risco Médio – Cor Amarela;
Escore 4: Risco Alto – Cor Laranja;
Escore 5: Risco Extremo – Cor Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário